
O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) realiza, de 6 a 29 de maio, o Mês da Enfermagem 2025. O que antes era celebrado em uma semana, agora se estende por mais dias, alcançando 12 municípios em diferentes regiões do estado. Com uma programação variada, o evento promete movimentar Pernambuco com atividades acadêmicas como oficinas, palestras e cursos voltados para estudantes e profissionais da enfermagem. Na Zona da Mata, as ações serão realizadas a partir desta quinta-feira (8), na cidade de Goiana, e se estendem por Vitória de Santo Antão (9) e Palmares (26).
Com o tema central “Saúde Mental e Bem-Estar do Profissional de Enfermagem”, o evento conta com uma programação formada por palestras, rodas de conversa, vivências em grupo, atividades lúdicas, culturais e esportivas a todas as regiões do estado, reforçando um dos compromissos centrais da atual gestão do Coren-PE: a descentralização das ações e o acesso igualitário à educação continuada em enfermagem.
O município de Goiana receberá uma programação científica com foco em temas relevantes, como “Ética e Saúde Mental da Enfermagem em Tempos de Infodemia”. Os cursos serão realizados na quinta-feira (08), com entrada gratuita e voltados exclusivamente para estudantes e profissionais de Enfermagem. As inscrições estão disponíveis no site do Coren-PE (www.coren-pe.gov.br).
Já no município de Palmares, a programação ocorrerá na segunda-feira, dia 26 de maio, e trará à tona discussões fundamentais para o exercício profissional da enfermagem. O evento abordará temas sensíveis e urgentes como a violência interpessoal e o assédio no ambiente de trabalho, com o objetivo de promover a conscientização, o empoderamento dos profissionais e o fortalecimento de práticas éticas e seguras. A iniciativa busca abrir espaço para o diálogo e para a construção de um ambiente profissional mais justo, respeitoso e acolhedor.
Vitória de Santo Antão também fará parte da programação especial do Mês da Enfermagem 2025, com um evento dedicado à valorização e ao fortalecimento da categoria. As atividades serão realizadas na próxima sexta-feira (9), e incluem palestras, dinâmicas interativas e distribuição de brindes para os participantes. Um dos destaques será a palestra com o tema “Buscando a felicidade e a resiliência na Enfermagem”, que propõe reflexões sobre bem-estar emocional, qualidade de vida no ambiente de trabalho e estratégias para enfrentar os desafios da profissão com equilíbrio e motivação. Fechando a programação da Zona da Mata, no dia 26 de maio Palmares receberá um evento especial com palestras, dinâmicas e atividades interativas.
“Essa será uma edição gigante, do tamanho da Enfermagem Pernambucana. Um mês inteiro de muitas entregas e celebrações importantes. Premiações, atividades científicas, mini maratonas e entregas de duas subseções, vão compor o cronograma de atividades. Uma proposta ousada, descentralizada e inclusiva com vistas a chegar cada vez mais perto dos profissionais e estudantes. Uma verdadeira revolução no mês da mais nobre das profissões”, adianta o coordenador da programação, Dr. Gidelson Gabriel Gomes.
Programação Científica – Um dos pontos altos da Semana da Enfermagem do Coren-PE é a realização dos cursos de capacitação, oficinas e palestras, que este ano ocorrem entre os dias 06 a 29 de maio. Ao todo, serão disponibilizadas 4.000 vagas para atividades que serão realizados no Recife, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Serra Talhada, Limoeiro, Ouricuri, Afogados da Ingazeira, Petrolina, Goiana, Palmares e Vitória de Santo Antão, contemplando assim todas as regiões do estado.