
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) segue com as atividades da Caravana da Doença Renal Crônica, que nesta semana chega aos municípios de Goiana, na quinta-feira (31/07), e no Recife, na sexta-feira (01/08). A ação tem como foco a capacitação de profissionais da Atenção Primária à Saúde, com o propósito de aprimorar o diagnóstico precoce da Doença Renal Crônica (DRC).
Durante a programação, médicos e equipes de enfermagem realizam oficinas e formações técnicas que abordam fatores de risco, sintomas clínicos e diretrizes de manejo da doença, conforme orientações estabelecidas na Política Nacional de Saúde da Pessoa com Doença Renal Crônica.
A caravana busca aperfeiçoar a resposta dos serviços públicos de saúde, antecipando o reconhecimento da doença e diminuindo os casos de encaminhamento tardio para o atendimento especializado, como nefrologia. Com a atuação de profissionais mais preparados, espera-se reduzir o avanço dos casos para estágios mais graves, como a necessidade de hemodiálise ou transplante.
A diretora geral de Atenção Primária, Rafaela Niels, destacou o papel protagonista da Atenção Primária em toda rede de saúde. “Articulação para aumentar a eficiência da saúde, além do intercâmbio de conhecimentos, a caravana promove momentos de escuta e diálogo com os gestores locais, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento da linha de cuidado da DRC em cada território, assegurando uma rede mais integrada e resolutiva”, disse Rafaela.
SERVIÇO: Goiana (31/07) – Faculdade FITS, loteamento Novo Horizonte, Rua 07, lote 03, quadra 12 – bairro Boa Vista.
Recife (01/08) – Auditório do PROCAPE, R. dos Palmares – Santo Amaro.