
Vicência, município da Zona da Mata Norte pernambucana, alcançou destaque nacional ao se consolidar como a 10ª maior produtora de banana em cacho no Brasil e a maior dentro do Estado de Pernambuco, de acordo com os dados da Pesquisa da Produção Agrícola Municipal (PAM/2024) do IBGE. Em 2024, a cidade colheu cerca de 90.000 toneladas de banana, movimentando economicamente aproximadamente R$ 172,8 milhões.
Esse resultado reforça a importância da bananicultura como base da economia vicenciana, contribuindo significativamente para geração de emprego na agricultura, circulação de renda no comércio local e nas cadeias de beneficiamento e transporte. Além disso, coloca Vicência como um ponto estratégico no âmbito regional, diante do fato de que outros grandes produtores nacionais, muitas vezes, localizados mais ao Sul ou Norte do país, disputam posições próximas.
No cenário estadual, o desempenho de Vicência ressalta não apenas pela quantidade produzida, mas também pelo valor associado. Pernambuco passa assim a contar com dois municípios entre os 15 maiores produtores do país (Vicência e Santa Maria da Boa Vista), o que evidencia o potencial crescente do estado no agronegócio tropical, particularmente na fruticultura irrigada.