
O Secretário de Cultura e Turismo de Tracunhaém, Rodrigo de Paula , compartilhou , através das suas redes sociais , nesta quinta-feira (23), sua experiência na primeira criação da arte de barro e incentivou outras pessoas a ter a mesma iniciativa.
Como Rodrigo , outros munícipes, mesmo sendo naturais da Capital do Barro, nunca tiveram a experiência com o manuseio do barro para a construção da arte.
Tracunhaém , na Mata Norte, conhecida por “Capital do artesanato em barro” é um município que acomoda o maior número de artesãos na arte do barro na região.
“Acredito que todo tracunhaense deveria , ao menos , uma vez na vida colocar a mão no barro. Essa vivência nos faz compreender de verdade o valor do trabalho dos nossos artesãos e artesãs” , escreveu Rodrigo.
Tracunhaém tem no turismo um de seus pilares de desenvolvimento, impulsionado principalmente pelo artesanato em cerâmica.
A cidade atrai visitantes interessados em conhecer de perto o processo de criação das peças, que variam de utensílios domésticos a esculturas e representações religiosas.
A tradição da cerâmica é passada de geração em geração, e os artesãos locais transformam o barro em verdadeiras obras de arte.
Os visitantes podem conhecer os ateliês, acompanhar o processo de produção e adquirir peças únicas.



