
A cidade de Tracunhaém recebeu na manhã desta quarta-feira (16), o circuito banco vermelho. A ação tem como objetivo atuar na prevenção através de informações, educação, palestras e outras iniciativas voltadas ao combate da violência contra mulher.
O evento de conscientização aconteceu no centro da cidade e contou com a presença da Polícia Civil, do secretariado municipal estudantes e o público que passava pelo local
A secretária da mulher, do município Gaby Souza, falou sobre os índices de violência contra mulheres e sobre as ações que vão ser realizadas durante esse mês na cidade.
“É importante que a gente também se junte nessa campanha para que a violência contra a mulher de fato seja vista como algo importante” afirmou.
“A gente teve aumento no número de medidas protetivas e de inquéritos policiais na região. De janeiro a julho 14 medidas protetivas foram pedidas e todas efetivadas com sucesso”. Afirmou Elayne Mikeli, Comissária Da Polícia Civil de Tracunhaém, ao citar casos de sucesso em relação à proteção de mulheres que buscou ajuda policial, no município.
O banco vermelho, é uma ação do “Instituto Banco Vermelho”, representa acolhimento e informação. A cor vermelha simboliza o sangue derramado por muitas mulheres vítimas de feminicídio, e também significa a luz vermelha de um semáforo, como forma de um “Pare!”, dando um basta na violência contra as mulheres.
O Banco Vermelho vai permanecer pelos próximos 30 dias, na praça Costa Azevedo, no centro da cidade, como forma de chamar atenção da população para os casos de feminicídio no estado.
