São Saruê é um lugar imaginário, que diversos mestres dos bonecos do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, mais conhecido como Mamulengo – Patrimônio Cultural do Brasil, evocam em suas apresentações. Baseado nesta mitologia do imaginário da cultura popular nordestina, o produtor cultural e diretor artístico pernambucano, Afonso Oliveira, convidou o mestre mamulengueiro, Chico Simões, de Olhos D`Água, da cidade de Goiás; e o mestre de cultura popular pernambucano, Maciel Salú, para juntos, criarem o espetáculo “Caminhos de São Saruê”, iniciativa que vai percorrer 18 cidades, de seis estados do Brasil: Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Maranhão. A programação é gratuita.
O projeto, que inclui em seu processo formativo música, teatro e cultura popular, é destinado para 50 crianças, na faixa da primeira infância, dos 0 aos 07 anos. A ação também contempla estudantes de escolas públicas de áreas periféricas e rurais, dos 07 aos 12 anos, que residem em 18 cidades do país. A ideia é que, a cada lugar visitado pelo projeto, o público-infantil, além de poder conhecer sobre o universo criativo e lúdico de São Saruê, também terá a oportunidade de se expressar, por meio de uma oficina, na qual serão motivadas e convidadas a pintar, desenhar, escrever e fotografar. E o bacana desta atividade é que todo o material produzido pelas crianças dentro das oficinas, passarão por uma curadoria, montada pela própria equipe do projeto, e em seguida, se transformará em um livro, que será distribuído de graça.
A proposta é que cerca de 900 crianças sejam contempladas com a publicação. Para além disso, o projeto vai proporcionar para o público em geral, um documentário especial, que será gravado na Vila Mamulengo, Olhos D`Água, em Goías. O conteúdo vai ser disponibilizado pela equipe na internet e redes sociais da caravana, para acesso do público em geral. O pontapé da caravana acontece no próximo dia 30, por Goiás. Em seguida, parte para Brasília.
Já no dia 08 de agosto, desembarca em Pernambuco, com apresentações e oficinas nos municípios de Lagoa do Carro, Tracunhaém, Aliança, Condado, Itambé, Goiana ( Zona da Mata Norte); Recife, Olinda (Região Metropolitana); Gravatá e Caruaru ( Agreste). A ação também acontece na Paraíba, nas cidades de João Pessoa e do Conde. No dia 21 de agosto o projeto chega a Alagoas, para apresentar-se para crianças das cidades Maceió, Piaçabuçu e Penedo. E no dia 29, é a vez do público infantil do São Luís do Maranhão.
Para ser possível a realização do projeto foi necessária a montagem de uma grande rede de apoiadores, articulada pelo Movimento Canavial – organização cultural independente formada por artistas, grupos e instituições culturais, da Zona da Mata pernambucana. A caravana, conta, ainda, com apoio dos Pontos de Cultura Vila Mamulengo/GO; Estrela de Ouro de Aliança/PE; Caravana Andaluza/PE, Museu de Animação/PE; Olho do Tempo/PB, Olha o Chico/AL; A Torda/PE, Caboclinho 7 Flexas de Goiana/PE.
Também são parceiros do projeto, as instituições Instituto MandaVer/AL; Cemur/PE; Museu do Mamulengo/PE; Parque Botânico São Luís – Vale/MA, Cia; de Teatro Flor do Sertão/AL; Escola Parque/DF; Escola Geminiano Ferreira de Queiroz/GO; e as prefeituras de Olinda, Aliança, Itambé e Caruaru, em Pernambuco; João Pessoa e Conde, na Paraíba.