A Secretaria Estadual de Pernambuco (SES-PE) realizou o Curso Introdutório aos Gerentes Regionais de Saúde, de segunda (25/09) a até esta sexta-feira (29/09), no Hotel Forte Orange, em Itamaracá, no Litoral Norte. Empossados no último dia 22 de agosto, após passar por processo seletivo, os 12 novos gestores das Geres puderam, entre outras coisas, fortalecer a palavra “integração”, no sentido de juntos construírem condutas que ofertem à população um serviço cada vez mais eficiente e rápido.
Com uma programação intensa – 40 horas semanais – e participação de representantes de todas as secretarias executivas da SES-PE, a capacitação abordou assuntos estratégicos da saúde estadual, bem como os projetos da área vinculados ao Governo de Pernambuco. As palestras e rodas de discussão alinharam atribuições e atividades, bem como a metodologia usada pela SES-PE nas suas secretarias executivas.
A curto e médio prazo, a partir do curso de gestores, a Secretaria espera espelhar ações e trazer empoderamento aos gestores, a fim de encaminhar a construção de uma rede de atenção à saúde mais forte e descentralizada, que vai possibilitar o acesso da população a um serviço mais qualificado.
“Tratou-se de um momento importante da Secretaria Estadual de Saúde, num processo de renovação, que está sendo conduzido de forma alinhada às necessidades da saúde do Estado. São muitos os desafios, e a gente sabe que não é fácil tratar de saúde pública”, afirma o diretor geral de Gestão Participativa, Renan Freitas. “O evento nos permitiu a integração nas pautas prioritárias do Estado e da população. E a Secretaria reforça o seu papel, que é de fortalecer as políticas públicas”, prossegue.
O resultado foi considerado positivo, segundo os gestores, ao fim do Curso Introdutório aos Gerentes Regionais de Saúde. Entre outros motivos, reconheceram a necessidade de entender bem os mecanismos da SES-PE para poderem implementar ações e, principalmente, contribuir com a descentralização dos atendimentos e a regionalização da saúde.
“Esse alinhamento entre a equipe de gestores, sem dúvidas, reflete a identidade do Governo do Estado, que visa promover o acesso aos serviços de saúde e a melhoria da qualidade da oferta desses serviços à população”. afirma Joyce Morais, gerente da III Geres. “O curso fortaleceu nosso conhecimento sobre as diversas secretarias executivas da SES, reforçando nosso papel. Fortaleceu, ainda, nossa articulação entre Regionais e nível central da SES, facilitando a implementação das ações no nosso território”, destaca Dora Magalhães, gestora da VII Geres.
MAIS OPINIÕES
Dayvison Amaral – VI Geres
“Foi uma experiência muito enriquecedora, na qual pude conhecer todas as áreas da Secretaria de Saúde e aprender sobre os desafios e as oportunidades que enfrentamos como gestores da saúde pública, em Pernambuco.”
Ana Celia Carvalho – VIII Geres
“Ficou claro que, de fato, a descentralização dos serviços de saúde e da SES (nós) está em andamento e que o estado é de mudança. E como os membros da SES-PE são acessíveis e competentes para o cargo que ocupam.”
Cláudia Agra – IV Geres
“O Curso foi de extrema importância, não só para entender os processos de trabalho e de mudança do estado de Pernambuco. O alinhamento dos novos gestores, com as áreas técnicas da SES-PE, implementou a integração necessária para se obter uma melhor efetividade, bem como a qualificação das ações da Secretaria de Saúde.”
Karla Millene – XI Geres
“O curso introdutório alcançou o objetivo de preparar os novos gerentes regionais para desenvolver ações e processos gerenciais, contribuindo assim para a melhoria da qualidade da assistência à saúde, oferecida à população pernambucana, pela nossa governadora Raquel Lyra.”
Fátima Ribeiro – I Geres
“Durante todos esses dias tivemos uma oportunidade única de conhecer a estrutura da Secretaria de Saúde e, juntos, nos unirmos para cada vez mais contribuir na descentralização e regionalização dos atendimentos no estado de Pernambuco.”
Mary Delanea – X Geres
“Foi de fundamental importância para conhecer todas as secretarias executivas e, com isso, desempenhar um melhor serviço dentro das regionais de saúde. Juntos, para mudar Pernambuco.”
Fernando Parente – IX Geres
“Agradecemos pela aprendizagem e troca de experiências no Curso Introdutório para Gerente de Geres, momento único de apresentação e estreitamento de parcerias entre os diversos setores da SES-PE, na participação das secretarias executivas, no diálogo e na missão de cuidar do povo de Pernambuco, em todas as regiões do Estado.”
Camila Sena – XII Geres
“O curso foi extremamente relevante e fundamental no processo de articulação e troca de experiências para os novos gestores, mas principalmente no fortalecimento da regionalização da Saúde, potencializando o território com uma assistência de qualidade.”
Izeni Pimentel – V Geres
“Nós podemos entender todas as políticas públicas e sua real execução. Estamos mais fortalecidos para darmos continuidade em nosso território, na execução dos serviços. Iremos implementar e executar esse processo de regionalização e de parceria com os municípios de nossa Regional.”
Isabel Helena – II Geres
“A vivência do Curso de Formação dos novos Gerentes Regionais de Saúde construiu a base para um processo de trabalho em nossos territórios, sem hasteamento para limites verticais, que contornem nossa atuação no âmbito de sedes regionais, mas promovendo hastes transversais magníficas com a extensão de nosso time, que são as diretorias do nível central.”