
Nesta quinta-feira (29), a Secretaria de Recursos Hídricos de Pernambuco (SRHS) promove a segunda reunião de implantação do Sistema Integrado de Saneamento Rural – Sisar, nas Zonas da Mata do estado. O encontro acontecerá no município de Paudalho e vai reunir representantes da sociedade civil organizada e associações rurais dos municípios da Zona da Mata Norte e Sul de Pernambuco. Será às 8h30, no Teatro Municipal de Paudalho, localizado à Rua Raul Bandeira, nº 162.
“Iremos apresentar para a sociedade civil a estratégia do estado para o gerenciamento e operação dos sistemas de abastecimento de água rural. Além desta ação, teremos mais três etapas de encontros: em fevereiro, março e abril, até a formalização do Sisar Matas”, explicou Alexandre Santana, gerente de implantação do Sisar, da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco (SRHS-PE).
A primeira reunião aconteceu no município de Palmares, onde foi apresentado aos gestores públicos dos municípios que compõem as duas regiões – Matas Sul e Norte – o conceito do Sisar, como é constituído o seu corpo gestor, a origem de seus investimentos e o modelo de execução do atendimento, em saneamento básico, das comunidades rurais.

De acordo com Alexandre Santana, após esta segunda reunião de implementação do novo Sisar Matas, as próximas três assembleias serão para a construção do estatuto, seguida da eleição do conselho e dirigentes da unidade.
Pernambuco já conta hoje com cinco unidades do Sisar instaladas: o Sisar Moxotó, Sisar Pajeú, Sisar Sertão Central/Araripe, Sisar Agreste Central e o Sisar Sertão do São Francisco. O Sisar Matas será a última das seis unidades planejadas pela atual gestão da SRHS-PE, cumprindo-se, então, o objetivo de cobrir todos os grupos rurais do estado com a política pública dos sistemas de abastecimento rural autogeridos.
“Nossa expectativa com estes encontros de implantação do Sisar Matas é que juntos possamos criar um saneamento rural construtivo, participativo e de acesso amplo aos pernambucanos e pernambucanas da zona rural das Matas Norte e Sul do estado”, finalizou.




