Prefeitura do Paudalho realizará VIII Conferência Municipal de Saúde de Paudalho

Por Rafael Santos 09/11/2021 09:47 • Atualizado 09/11/2021
Compartilhe

A Prefeitura do Paudalho realizará no dia 17 de novembro a VIII Conferência Municipal de Saúde de Paudalho. O evento é uma iniciativa do Conselho Municipal de Saúde (CMS) que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. A edição deste ano terá como tema “Gestão de qualidade do SUS e os desafios decorrentes da pandemia do coronavírus”.

O evento será realizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, no centro da cidade, no horário das 8h às 17h. O principal objetivo do encontro é aprimorar o Plano Municipal de Saúde (PMS) dos próximos quatro anos (2022 a 2025). Durante a conferência serão promovidas palestras, debates e atividades em grupo com o objetivo de abordar a temática em detalhes.

O público-alvo da conferência são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) através da sociedade civil organizada, trabalhadores da saúde e gestores do SUS. As inscrições na Conferência deverão ser realizadas de forma presencial no dia, horário e local do evento. Ao todo, serão disponibilizadas 150 vagas, número limitado conforme a capacidade do lugar de realização da cerimônia. O uso de máscara será obrigatório. Todos os presentes irão receber certificado de participação.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Lúcia Matias, esse será um momento ímpar e colaborativo para o planejamento da área. “A finalidade da Conferência é debater as ações da Saúde, as propostas que são importantes para o município, discutir financiamento, os avanços que a gente teve, até onde estamos avançando, e também o que nós já ofertamos e o que será necessário implementar.”, declarou a gestora.

O que é Plano Municipal de Saúde (PMS)?
De acordo com o Manual do Gestor Municipal do SUS: diálogos no cotidiano (2021), guia elaborado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), o Plano Municipal de Saúde (PMS) é uma importante ferramenta de gestão que pode contribuir no processo de compreensão dos principais problemas e desafios enfrentados pela saúde de um município.

O PMS deve conter uma análise situacional da saúde da cidade, além de uma descrição das prioridades, dos objetivos, diretrizes, metas e indicadores, e uma descrição dos processos de monitoramento e avaliação. Sua validade é de quatro anos, a partir do segundo ano do atual governo, ao primeiro ano do próximo governo. 

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte