Polícia Civil apresenta detalhes da Operação Sinistro

Por Rafael Santos 15/08/2025 21:35 • Atualizado Há 3 horas
Compartilhe

A Polícia Civil de Pernambuco apresentou, na manhã desta sexta-feira (15), os detalhes da 47ª Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada “Operação Sinistro”.

A ação teve como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida em crimes como falsidade ideológica, estelionato, corrupção e uso de documentos falsos.

De acordo com a polícia, a investigação teve início em março de 2021, a partir de denúncia anônima sobre esquema criminoso voltado à obtenção fraudulenta de indenizações do seguro DPVAT, envolvendo profissionais de saúde, intermediários, servidores públicos e outros, com atuação organizada em diversas regiões de Pernambuco.

Foram cumpridos 19 mandados de prisão, 19 de busca e apreensão, suspensão de atividades de duas empresas e o bloqueio de ativos financeiros expedidos pelo juízo da vara única da comarca de Glória do Goitá.

Os mandados foram cumpridos em diversas cidades, incluindo Carpina, Recife, Limoeiro, Paudalho, Gravatá, Santa Cruz Do Capibaribe, Belo Jardim, Cachoeirinha, Riacho Das Almas, Brejo Da Madre De Deus, Arcoverde, Santos (SP) e Cabedelo (PB).

Segundo a polícia, a organização criminosa agia da seguinte forma: O grupo identificava vítimas de acidentes de trânsito, reais ou fictícias, e, mediante conluio, produzia boletins de ocorrência, laudos médicos e demais documentos falsos para embasar os pedidos de indenização.

Intermediários recrutavam vítimas, providenciavam a documentação e protocolavam os requerimentos junto à uma seguradora, retendo parte dos valores pagos.

De acordo com a Delegada Viviane Santa Cruz, o grupo observava pessoas, na maioria das vezes, normalmente do interior, pessoas de baixa renda, internada em hospitais públicos, tinham acesso às informações, e com base nesses dados, cooptavam esses clientes para conseguir o seguro DPVAT.

Todos os 19 mandados de prisão foram cumpridos , sendo presos 4 médicos, 5 fisioterapeutas, 1 Policial Civil e demais intermediários

Cerca de 90 Policiais Civis estão envolvidos, com o apoio da corregedoria geral da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco e das Polícias Civis de São Paulo e da Paraíba.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte