Paudalho avança no plantio de árvores nativas da Mata Atlântica

Por Rafael Santos 03/09/2021 10:58 • Atualizado 03/09/2021
Compartilhe

Nesta quinta-feira (02), a Prefeitura do Paudalho, através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Qualificação Profissional (SEDEMAQ), realizou mais uma ação de plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica no município.

Com início às 8h, a atividade ocorreu na comunidade Guadalajara, às margens das vias locais. A iniciativa faz parte do Plano Municipal de Conservação e Recuperação de Mata Atlântica (PMCRMA) e tem por objetivo revitalizar e preservar o bioma predominante na cidade por meio do cultivo de 1.500 mudas.

O primeiro passo dessa ação foi materializado no dia 05 de julho, em um evento realizado na comunidade Vila Santa Mônica. Dessa data inicial até esta quinta-feira, já foram plantadas cerca de 1.200 mudas no município.

Além da Vila Santa Mônica, as árvores foram semeadas no Assentamento Chico Mendes, na Reserva Ecológica Taperoá e em Guadalajara. Na próxima quarta-feira (08), o plantio chegará no Engenho 14, localizado próximo a São Severino dos Ramos.

O reflorestamento trará frutos a longo prazo e promoverá mais qualidade de vida para os paudalhenses. Com a finalidade de manter o solo nas áreas de plantação hidratado e propício para o crescimento das mudas, a equipe da SEDEMAQ está fazendo uso de hidrogel durante o plantio. O polímero é um pó branco artificial que quando misturado à água ganha a consistência de gel.

O engenheiro florestal Thiago Olímpio explica os benefícios do uso desse recurso: “O hidrogel retém a umidade e colabora para a sobrevivência das plantas durante a estiagem. Essa mistura evita que a água evapore rápido, dessa forma a muda vai consumindo o líquido lentamente”. Assim, a tecnologia colabora para que Paudalho se torne um município cada dia mais sustentável.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte