
Uma grande ofensiva das forças de segurança de Pernambuco, deflagrada nesta quinta-feira (19), resultou na prisão de criminosos e na apreensão de um arsenal bélico durante uma operação que percorreu os municípios de Paulista e Paudalho, na Região Metropolitana e na Mata Norte do estado.
A ação foi coordenada por equipes do GATI (2º e 17º BPM), DENARC, Malhas da Lei e setores de Inteligência (ASI), com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em tráfico de drogas, porte ilegal de armas e homicídios.
O principal alvo, Ronaldo da Silva Barboza, foi localizado em uma residência no bairro do Janga, em Paulista. No momento da prisão, ele portava uma pistola Taurus G2C calibre .40, arma que, segundo as investigações, foi utilizada no assassinato de Robson Mariano da Silva.
Durante o prosseguimento das diligências, os policiais seguiram até um sítio em Chã de Onça, zona rural de Paudalho, onde localizaram um arsenal e materiais relacionados ao tráfico de drogas. No local, foram apreendidos:
- Uma submetralhadora calibre 9mm artesanal, com carregadores e 97 munições;
- Cerca de 231 gramas de crack, além de uma balança de precisão e embalagens plásticas;
- Uma motocicleta Honda e um veículo Volkswagen Gol usados pelo grupo.
De acordo com o levantamento da inteligência policial, o grupo pretendia utilizar a submetralhadora em futuras ações criminosas para intimidar facções rivais e reforçar o domínio sobre o tráfico local.
Além de Ronaldo, o sogro dele, José Marcos Silva dos Santos, foi detido após retornar à propriedade e confessar ter conhecimento do armamento há cerca de quinze dias. Os dois e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Paudalho, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.





