Carnaval do Paudalho, na Zona da Mata Norte, reúne milhares de pessoas em quatro dias de folia

Por Rafael Santos 27/02/2023 13:35 • Atualizado 27/02/2023
Compartilhe

O Carnaval Multicultural do Paudalho encerrou nessa terça-feira (21) contabilizando um sucesso de público. Iniciado na sexta-feira (17), com encontro de blocos líricos na Apoteose de Abertura, os três dias de Festa de Momo foram marcados por atrações culturais e musicais. Os ritmos englobaram todos os gostos da população, que pôde conferir apresentações que foram desde caboclinhos até o brega/funk, misturando o moderno e o centenário. Com mais de 100 mil pessoas circulando pelo local diariamente, o festejo reitera seu título de maior Carnaval do interior de Pernambuco.

No Polo Principal, localizado no Pátio de Eventos Beira-Rio, no Centro de Paudalho, ocorreram apresentações de artistas regionais populares nacionalmente. Iniciando a programação com o Banho de Frevo Adulto todas as tardes, no domingo (19), o palco recebeu a Orquestra Seraphins, logo após cantou com o rei do carnaval pernambucano, Alceu Valença, e dançou com a energia eletrizante de Nádia Maia. Na segunda (20) a festa começou com a alegria do Maestro Forró e, em seguida, deu as boas vindas para a volta de Elba Ramalho para a cidade. O dia foi encerrado com o axé de André Marreta. Para concluir as apresentações, no último dia de Carnaval quem comandou a celebração foi Almir Rouche, que fez um show junto com a orquestra paudalhense 100% Frevo. Logo após, Mc Troia fez os jovens irem à loucura, descendo até o público para cantar. Posteriormente ocorreu o show de Os Neiffs e, para finalizar o Carnaval no Polo Principal, Priscila Senna subiu ao palco em uma apresentação especial, que misturou seus sucessos no brega com clássicos do frevo.

Ainda no Polo Principal, o Carnaval de Paudalho é sem comparação quando se trata em pensar na diversão das crianças, sendo o único da região com programação específica para os pequenos foliões através do Banho de Frevo Infantil. No domingo a festa foi comandada pela banda do Tio Bruninho. Na segunda-feira foi a vez da Barca Maluka, que já é tradição no evento. E na terça-feira, a celebração contou com a participação do grupo Balão da Alegria, que desceu do palco para brincar com as crianças.

FESTA MULTICULTURAL

Já no Polo Cultural, na Praça Pedro Coutinho, no Centro do município, o espaço foi aberto para as múltiplas manifestações artísticas estarem no centro das atenções. Pela manhã, o Polo foi palco para apresentações de maracatus, bois, caboclinhos e blocos líricos. E durante a noite, no domingo (19), ocorreu o desfile dos Blocos Líricos Amantes do Luar, Magia Lírica e Som da Serenata. Em seguida, o público pôde conferir as escolas de samba Gigante do Samba e Unidos da Primavera. A multidão também pôde ver as fantasias dos Clubes Lenhadores e Cruzeiro do Sul e shows da Orquestra 100% Frevo e Chicote Elétrico. Na noite da segunda-feira (20) a celebração começou com o Bloco Lírico Amantes do Luar e com a Escola de Samba Estação da Primavera. Em seguida desfilaram os Clubes Estrela do Paudalho e Lenhadores. A noite foi encerrada com os shows da Orquestra Pérola e do cantor André Viana. No último dia de festejo, na terça-feira (21), o Polo Cultura encerrou sua programação com os Blocos Líricos Som de Serenata e Magia Lírica, o desfile da Escola de Samba Grêmio Recreativo Império do Belém, do Clube Estrela do Paudalho e do Clube Cruzeiro do Sul. Encerrando as atrações do Polo Cultural, o Carnaval terminou com os shows da Orquestra Caprichosos de São Miguel e da cantora Irah Caldeira.

CARNAVAL SEGURO

Além das atrações artísticas, o festejo foi um sucesso graças às ações realizadas para auxiliar o público durante a diversão. No local foi montado o stand do Plantão Social, que realizou o cadastramento de pulseiras de identificação para crianças e fiscalizou a garantia do cumprimento dos direitos delas, de idosos, mulheres, pessoas LGBTQIA+, entre outros grupos. Também estava presente o stand do Posto de Atendimento, com profissionais da saúde realizando diversos exames e com entrega de preservativos. Além disso, para manter a segurança nos Polos, a equipe de Trocadores de Garrafas garantiu que nenhum vasilhame de vidro fosse levado até a área central, transferindo os líquidos para garrafas de plástico. Ao mesmo tempo, a equipe da Coleta Seletiva em parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (COOPCAPA), realizou a coleta de Resíduos Sólidos Recicláveis. Ao todo, foram recolhidas mais de 3,5 toneladas de materiais para reciclagem.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte