Vice-prefeito de Nazaré da Mata denuncia fechamento de UTI Pediátrica do Ermírio Coutinho

Por Rafael Santos 13/09/2025 22:03 • Atualizado Há 1 hora
Compartilhe

Foto: Josildo Santos// Giro Mata Norte

O vice-prefeito de Nazaré da Mata, Rostand Negromonte (PSDB), fez um apelo público neste sábado (13) denunciando o fechamento da UTI Pediátrica do Hospital Ermírio Coutinho. A unidade, que é gerida pelo Governo do Estado, atende 31 municípios da região da Mata Norte e Agreste de Pernambuco, com uma população de mais de 800 mil pessoas.

De acordo com o vice-prefeito, a UTI foi aberta emergencialmente durante o período sazonal de arboviroses, entre os meses de junho e setembro, mas teve as atividades encerradas com a redução dos casos. No entanto, mesmo com a diminuição das arboviroses, a demanda por internações pediátricas continua alta, e o fechamento do serviço colocou centenas de famílias em situação de desassistência.

O Hospital Ermírio Coutinho tem recebido um grande número de crianças em estado grave, que precisam ser transferidas para hospitais de outras cidades. A situação tem gerado um aumento nos riscos de morte devido à demora no atendimento e à falta de ambulâncias suficientes para as remoções.

Rostand Negromonte afirmou que enviou ofícios à governadora Raquel Lyra, à secretária estadual de Saúde Zilda Cavalcanti, e à diretora do hospital, além de outras autoridades, solicitando a imediata reabertura da UTI Pediátrica. “Se o poder não serve para proteger os mais frágeis, ele não serve para nada. O fechamento da UTI coloca a vida das nossas crianças em risco, pois muitas vezes o tempo é determinante para salvar vidas”, declarou.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte