
O município de Nazaré da Mata enfrenta o desabastecimento de água, nesta quarta-feira (19), após uma tentativa de furto e vandalismo, na Estação Elevatória Morojozinho, que integra o sistema de bombeamento local.
As equipes da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) identificaram os danos na unidade na manhã de hoje. Ao chegarem ao local, os técnicos constataram que o cadeado da estação havia sido violado e foram encontradas intervenções indevidas na parte elétrica do equipamento.
Apesar dos estragos causados, a Compesa confirmou que nenhum material foi levado pelos criminosos. A tentativa de furto, no entanto, foi suficiente para paralisar a unidade, interrompendo o fornecimento de água para a cidade.
A Compesa destacou que tem adotado uma medida de segurança para inibir esse tipo de crime, realizando a substituição dos cabos de cobre por cabos de alumínio, material que não possui valor comercial para furto. A Companhia afirma que essa ação visa desestimular atos de vandalismo e evitar transtornos à população.
Os técnicos da Compesa já estão trabalhando intensamente na Estação Morojozinho. A previsão é que a unidade seja reativada ainda hoje, com o restabelecimento gradativo do abastecimento de água em todo o município.
Um boletim de ocorrência foi registrado junto às autoridades competentes para que o caso seja investigado e os responsáveis pela tentativa de furto e vandalismo sejam identificados.



