O ‘Encontro de Mestres – Sarau, ao chão batido’, em sua primeira edição, aconteceu na zona rural da cidade de Buenos Aires, sob a organização do Maracatu Estrela Dourada, e foi um grande sucesso.
O Evento que homenageou os Caboclos de Lança, João Carreiro e Neném Modesto, pelos seus 35 anos como brincantes, e saudou a memoria dos falecidos Caboclos, Duda Modesto e Biu Batista, que tiveram um importante papel para difundir e reforçar a cultura do Maracatu Rural.
Com apresentações belíssimas, e louas incríveis o Encontro de Mestres, foi um verdadeiro sucesso. Mestres como Barachinha, João Paulo, Bi, Andreson, Zé Joaquim, Dedé Vieira, Marinaldo, Dedinha, Everton, Zé Flor, Renato, Caju, Barra Mansa, Caetano, dentre tantos outros, se apresentam para um grande público, que dançou e festejou, com muita animação e num clima de paz e harmonia.
A participação dos brincantes do Maracatu Estrela Dourada, em sua maioria, trabalhadores rurais, reforçou a beleza do evento, com sambas e evoluções, dos folgazões, que são comandados pelos personagens principais do Maracatu Rural, ‘os Mestres do Maracatu’.
Para o Prefeito de Nazaré da Mata, Nado Coutinho, o evento foi um sucesso, ele declarou em sua fala, “que mais uma grande Festa da cultura pernambucana aportou em Buenos Aires, e estamos aqui conferindo de perto belíssimas apresentações”. “São ações como essa que nos empolgam, ao vermos o povo fazendo uma grande Festa, e destaco que é para nós, motivo de grande orgulho, ver a cultura do maracatu sendo tratada como atrativo turístico”, finalizou o Prefeito Nado.
A Prefeitura Municipal de Nazaré da Mata, tem sido destaque, entre os outros Municípios da região, nas ações de valorização da cultura do Maracatu Rural, com todos os eventos apoiados pela atual administração na Terra do Maracatu, a exemplo da Roda de Samba de Mestres de Maracatu, das Sambadas no Parque, das Emboladas de Mestres, Festivais de Cultura, Festival Banguê, Desafio de Mestres, todos estes eventos inserido no Calendário Oficial do Município, e que dão um brilhantismo inigualável a este folguedo, explorando toda a beleza desta arte.
Hoje Nazaré da Mata, tem 25 grupos de Maracatus, com uma média de 50 a 200 componentes, cada. Na “Terra do Maracatu” artistas populares dos nossos grupos de maracatus de baque solto, evidenciam o maracatu rural, como atrativo turístico congregando pessoas advindas de muitos destinos.