PE-059 se chamará Rodovia Deputado Arthur Correia

O deputado, Eriberto Medeiros (PP), é o autor do projeto.

Por Rafael Santos 08/03/2022 09:51 • Atualizado 08/03/2022
Compartilhe

O ex-prefeito de Limoeiro, no agreste, e deputado estadual, Arthur Correia de Oliveira, dará nome a rodovia PE-059, que liga a BR-4-8, em Nazaré da Mata, ao município de Buenos Aires.

A autoria do projeto é do Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), Eriberto Medeiros (PP).

Arthur Correia de Oliveira nasceu em 27 de julho de 1939, na Fazenda Livramento, pertencente ao município de Limoeiro, sendo o primogênito do casal Maria do Carmo Cavalcante Correia de Oliveira e Luiz França Correia de Oliveira.

Após concluir o Científico, foi servir ao exército. Um ano depois, foi trabalhar com o Governador Paulo Guerra, seu primo. Voltando para Limoeiro, começou a se dedicar às atividades pecuárias e agrícolas, sobretudo de cana-de-açúcar, possuindo engenhos e empregando milhares de trabalhadores nas cidades de Limoeiro, Bom Jardim, Buenos Aires, João Alfredo e Lagoa do Itaenga.

Ingressou na política através do Coronel Chico Heráclio, no ano de 1968, quando concorreu, pela primeira vez, à prefeitura de Limoeiro, sem, contudo, alcançar êxito nessa eleição.

Em 1971, assumiu a diretoria da Companhia de Armazéns Gerais do Estado de Pernambuco, a CAGEP, no governo de Eraldo Gueiros, e, no ano de 1972, concorreu, mais uma vez, ao cargo de Prefeito da sua cidade, dessa vez obtendo grande vitória e ocupando a chefia desse Poder Executivo até 1976.

Durante seu mandato, dedicou-se a melhorar a educação do município e combater o analfabetismo, chegando a dobrar o número de Grupos Escolares Municipais, além de criar a Faculdade de Ciências da Administração de Limoeiro- FACAL.

Fez obras estruturadoras que proporcionaram o crescimento da cidade, conseguindo a construção, por exemplo: da Ponte do Juá, da sede do CIRETRAN e da 2ª CPM- Companhia Militar de Pernambuco; da Vila Seráfico Ricardo, da Cohab Nova, do Mutirão de Cima e de baixo, do Centro Social Urbano, da Escola Jandira de Andrade Lima, da Escola Seráfico Ricardo e da sede da Regional de Saúde, entre muitas outras realizações.

Em 1986, Arthur Correia elegeu-se Deputado Estadual, tendo alcançado a quinta maior votação de Pernambuco naquela eleição, sendo o parlamentar mais votado no município de Limoeiro.

Seu mandato foi avaliado pelos principais jornais de Pernambuco como um dos melhores daquela Legislatura, tendo sido vice-líder e líder da oposição na Casa de Joaquim Nabuco.

Como Deputado constituinte, teve grande participação na elaboração da Carta Magna Pernambucana, defendendo o serviço público e melhorias nas áreas da saúde, educação, agricultura e segurança.

Correia ocupou ainda, em 1991, a presidência da Companhia de Industrialização de Leite de Pernambuco, mas entregou o cargo porque não concordava com a privatização da empresa, uma vez que deixaria os produtores da bacia leiteira do Estado desamparados.

Arthur Correia de Oliveira era uma pessoa de caráter, de palavra e de decisões firmes, sempre disposto a defender Limoeiro e a população mais humilde do Agreste Setentrional Pernambucano.

Faleceu em 16 de outubro de 1998, deixando enlutados viúva, filhos, netos e uma legião de admiradores, sobretudo na cidade de Limoeiro.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte