Em tempos de Covid-19, com o ensino de forma não-presencial, muitos alunos deixaram de dar retorno aos professores e abandonando as atividades escolares.
Para resgatar esses estudantes e evitar o surgimento de novos casos ainda em razão da pandemia, as Promotorias de Justiça de Nazaré da Mata e Buenos Aires, através da promotora Maria José Mendonça de Holanda Queiroz, realizaram uma reunião na manhã desta sexta-feira (10), na qual os municípios se comprometeram a implementar o projeto Verificação Oficial Limitadora de Taxas de Evasão e Infrequência (Voltei), somado à diligências adicionais para este período.
O encontro contou com a participação dos prefeitos Nino Nascimento (Solidariedade) e Fabinho Queiroz (PSD), respectivamente de Nazaré da Mata e Buenos Aires, conselheiros tutelares e das Secretarias de educação dos municípios.
Na sequência, o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Direito Humano à Educação (Caop Educação), o promotor de Justiça Sérgio Souto, apresentou as etapas do Projeto Voltei; falou sobre a atuação articulada da gestão escolar, do município, Conselho Tutelar e Ministério Público de Pernambuco (MPPE); e ressaltou a preocupação com a evasão escolar que está ocorrendo no momento. Após a apresentação, os municípios se comprometeram em firmar um Termo de Cooperação perante o Ministério Público, a fim de formalizar a implementação do Voltei em Nazaré da Mata e Buenos Aires.