IV Seminário – Projeto Fortalecer Cultural foi realizado em Nazaré da Mata

Por Rafael Santos 27/09/2025 11:56 • Atualizado Há 2 horas
Compartilhe

Foto: Willian Lucas// Giro Mata Norte

Foi realizado na última sexta-feira (26), na sede da Promotoria de Justiça (MPPE), em Nazaré da Mata, o IV Seminário – Projeto Fortalecer Cultural. O evento teve o objetivo de fortalecer a política pública de cultura no estado, promovido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em colaboração com a Promotoria de Justiça local e outras instituições. O seminário aborda temas como a preservação do patrimônio cultural, a atuação dos institutos históricos e a implementação dos sistemas de cultura, com participação de representantes do IPHAN, Fundarpe e sociedade civil.

O evento contou com paineis sobre “Preservação do Patrimônio Cultural”, “Institutos Históricos (OSCs): Pesquisa, Difusão, Preservação e Formação de Acervo”, “Implementação e Financiamento dos Sistemas de Cultura”, além do próprio “Projeto Fortalecer Cultural”, mostrando sua importância e as próximas etapas. O procurador Drº Marco Aurélio Farias comentou sobre as próximas etapas do evento.

“Nessa fase do projeto, ele foi gestado ano passado, foi conversado com as instituições que fazem parte, com o Ministério da Cultira, IPHAN, Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura de Pernambuco, FUNDARPE, a Rede dos Institutos Históricos, e os Conselhos Estadual de Cultura e o de P´olíticas de Preservação. Quando nós pensamos nessa primeira fase, estamos vindo falar o que nós como instituição temos obrigação de fazer. Aqui, a doutora Maria José vai trazer um caso prático que ela teve para a defesa do Maracatu, que eu na época tive a oportunidade de colaborar com ela. Queremos ao final que cada secretário, diretor de cultura, faça uma fala das suas boas práticas para compartilhar com os outros municípios[…] E o que nós queremos com isso? A partir desses resultados, teremos a segunda fase, para trabalhar com essas intitutições para trabalhar a gestão da cultura”, destacou.

Texto: Carlos Santos

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte