Encontro de mestres de maracatus rurais celebram tradição da cultura oral

Festa reúne 20 artistas na noite especial deste sábado, dia 26, na cidade de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte

Por Rafael Santos 24/10/2024 10:52 • Atualizado 24/10/2024
Compartilhe

Neste sábado, dia 26, mestres e contra mestres de maracatus rurais da região da Mata Norte de Pernambuco, participam de um encontro especial em celebração à cultura da tradição da poesia popular. A festa, que tem como proposta a manutenção, preservação, difusão e registro da cultura do Maracatu Rural, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, terá a participação de vinte mestres. Juntos, eles vão se revezar no palco, apresentando, as suas loas, que são consideradas como versos poéticos, em que podem abordar diferentes temas do cotidiano de cada mestre. O evento acontecerá na Rua do Rio, bairro do Sertãozinho, cidade de Nazaré da Mata. A programação é aberta ao público, e tem início às 20h30. 

Participam do encontro, ao todo, 20 mestres, a exemplo do Mestre Papa Capim, Mestre Zé Flor, Mestre Dedê, Mestre Erick Moraes, Mestre Cafezinho, Mestre Cobrinha, Mestre Pedrinho, Mestre Riquinho, Mestre Ruck, Mestre Letinho Santana, Mestre Glebson Salú, Mestre Evinho, Mestre Veronildo, Mestre Barachinha, Mestre Canarinho, Mestre Guilherme, Mestre Ednaldo Tavares, Mestre Breno, Mestre Vitor e Mestre Messo de Ferroi (Resposta). Durante a abertura das apresentações, haverá, ainda, apresentação cultural do Coco da Mata, de Nazaré da Mata.

Para o mestre de maracatu e coordenador do encontro, André de Lica, esta iniciativa reafirma o papel fundamental que os mestres e contramestres de maracatu rural representam para a preservação dessa tradição secular. “São eles que mantêm vivas as loas e as transmitem às novas gerações.  Quando estamos unidos em um evento como esse, juntamente com o público, reconhecemos o profundo respeito pela história e pela cultura de nossos ancestrais”, destacou. 

A 3º Etapa do 7º Encontro de Mestres de Maracatu da Zona da Mata Norte 2024, incentivada pela Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, também vai prestar uma homenagem especial às pessoas que tem contribuído para cultura raiz do maracatu de baque solto. Serão condecorados com uma comenda, Josivaldo Luiz – ex- Caboclo de Lança. Dona Nita – Presidente do Maracatu Cambinda Nova; Oziel Senna – Apresentador de Eventos; Cristiano – Caboclo de Lança do Maracatu Pavão Dourado de Tracunhaém; Mestre Ednaldo Tavares; Mestre Zé Sifrone – Fundador do Maracatu Águia de Ouro (In Memória); e Mestre Caboclo Capanga (In Memória).

Com realização da Mata e Mestre André de Lica, o evento deve se estender até às 6h da manhã do domingo (27). Mais informações no www.instagram.com/andre_de_lica .

Serviço:

O quê: Encontro de mestres de maracatus rurais celebram tradição da cultura oral

            Quando: Sábado, 26 de outubro

Onde: Rua do Rio, bairro do Sertãozinho, cidade de Nazaré da Mata

Horário: 20h30

Ingresso: Gratuito

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte