Na Mata Norte do Estado, estudantes ocuparam o Campus Nazaré da Mata da Universidade de Pernambuco (UPE), em protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241. O projeto, idealizado pelo governo Michel Temer, estipula um teto aos gastos públicos, reajustando anualmente o limite apenas com a taxa da inflação. A medida tem provocado revolta por parte de alguns segmentos sociais, especialmente os ligados às pastas da Saúde e Educação que, constitucionalmente, têm investimentos anuais garantidos.
O movimento promove, nesta segunda-feira (24), uma roda de diálogo e um sarau, por meio do projeto Recita Mata Norte. Fazem parte da programação os escritores Ezter Liu, Philippe Wollney, Endreson Ribeiro, Enoo Miranda, Wander Shirukaya, Cris Souza, André Pina e Berg Gonçalvez.
MOBILIZAÇÃO
De acordo com os universitários, a ocupação trata-se de um ato de resistência aos diversos retrocessos no âmbito educacional anunciados pelo Ministério da Educação, especialmente os que poderão ocorrer caso haja a aprovação da PEC 241. Ainda durante a manifestação, o grupo promove atividades como panfletagem na feira livre de Nazaré da Mata, sessões de cinema e palestras.
As ações seguem por tempo indeterminado.