Desde 1999 que Nazaré da Mata faz parte do pólo do carnaval de Pernambuco,situação que garante o apoio maior do Governo do estado, e realiza o maior encontro de maracatus do mundo, sendo que este ano o carnaval do município fugiu da realidade de grande qualidade.
Nazaré da Mata começou como pólo do Carnaval de Pernambuco em 1999, onde o então prefeito Jaime Correia de Souza juntamente ao então deputado licenciado e Secretário de Turismo de Pernambuco, Carlos Eduardo Cadoca, se uniram em torno desse objetivo, que recebeu o aval do então governador do estado de Pernambuco Jarbas Vasconcelos.
Desde lá já se passaram 21 carnavais, mas esse ano a desorganização ocupou o lugar da criatividade e grandiosidade.
O Carnaval deste ano, em Nazaré da Mata, reinou nas redes sociais, meios de comunicação, rodas de conversas na cidade e em cidades vizinhas.
O assunto foi unânime: a desorganização e amadorismo por parte da gestão municipal.
Trio quebrado na avenida e trazendo riscos aos foliões; desfile de blocos interrompidos por conta do trio; falta de atrações de renome; denúncias no Ministério Público no Estado de Pernambuco (MPPE) entre outras situações que não foram contornadas no decorrer da festa.
Além da grande criatividade de alguns blocos particulares, o que também brilhou na cidade foi o 21º Encontro dos Maracatus, que por si já é um espetáculo a parte.
Na lembrança dos moradores e de alguns turistas ficaram na saudade, em assistir, shows de artistas consagrados do período, como aconteceu em outrora, como: Alceu Valença, Elba Ramalho, Alcione, Almir Rouche, Marrom Brasileiro, entre outros.
Comerciantes de Nazaré da Mata e das cidades vizinhas que atuaram durante o período de carnaval reclamaram a venda fraquíssima, que permaneceu durante todo o carnaval provocando um grande prejuízo para quem investiu com o pensamento de ter uma lucratividade esperada após o carnaval.
Servidores públicos do município enviaram mensagens para as redes sociais do Giro Mata Norte informando que passaram o pior carnaval de suas vidas , pois a Prefeitura de Nazaré da Mata não se espelhou em outros municípios da região, que realizaram o pagamento dos servidores antes do carnaval.
Que 2021 o carnaval de Nazaré da Mata venha a superar de maneira positiva e volte a ser o melhor carnaval do interior pernambucano, título ostentado por muitos anos.