Câmara de Nazaré da Mata concede Título de Cidadania a Mestre André de Lica

Homenagem reconhece trajetória do mestre de maracatu e sua contribuição cultural na Zona da Mata Norte.

Por Rafael Santos 15/12/2025 21:11 • Atualizado Há 6 horas
Compartilhe

A Câmara de Vereadores de Nazaré da Mata vai conceder o Título de Cidadania Nazarena a André Miguel, conhecido popularmente como Mestre André de Lica, referência do maracatu na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A solenidade está marcada para esta terça-feira, 23 de dezembro, na sede do Legislativo municipal.

Mestre André de Lica é o atual mestre do Maracatu Estrela da Serra de Açudinho, do município de Tracunhaém, e completa neste ano 15 anos de atuação como mestre de maracatu, desempenhando um papel fundamental na preservação e valorização da cultura popular pernambucana.

Além da atuação cultural, André de Lica também se destaca como comunicador social, integrando a programação da Rádio Comunitária Alternativa FM – Amunam, em Nazaré da Mata. Ele é ainda produtor cultural e idealizador dos Encontros de Mestres de Maracatu da Zona da Mata Norte, iniciativa que reúne importantes nomes da tradição maracatuzeira da região.

Natural do Recife, onde nasceu em 13 de dezembro de 1987, André de Lica foi criado no Engenho Lagoa Dantas, em Nazaré da Mata, local onde passou parte significativa da infância ao lado dos pais e irmãos. Na adolescência, mudou-se para o Loteamento Paraíso, também em Nazaré da Mata, onde reside até os dias atuais.

A indicação para a concessão do título foi apresentada pelo vereador, Nino Filho (SD), em reconhecimento à contribuição cultural, social e histórica de Mestre André de Lica para o município e para a identidade cultural da Zona da Mata Norte.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte