Em Lagoa de Itaenga, na Mata Norte de Pernambuco, idosos têm realizado atividades na área de Turismo Rural Agroecológico, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade de Marrecos, na Zona Rural do município. Nesta segunda- feira (29), foi realizada a solenidade de lançamento do Projeto Ecoturismo 60+Gerando Renda, na sede da ASSIM (Associação dos Produtores Agroecológicos e Moradores das Comunidades do Imbé, Marreco e Sítios Vizinhos).
Através desta iniciativa, grupos de turistas estão participando de roteiros para visitação nas propriedades rurais de agricultores familiares. Eles passeiam nos roçados, visitaram as hortas e conheceram a forma de cultivo das hortaliças que são comercializadas nas Feiras Agroecológicas. O roteiro percorre ainda outros atrativos turísticos como a visita à casa de farinha para a produção do beiju e o conhecimento do beneficiamento da macaxeira, além da vivência na horta e a produção de mudas na estufa, por exemplo.
Essas atividades estão previstas no plano de trabalho do Projeto Ecoturismo 60+ Gerando Renda, realizado pela ASSIM. “O objetivo é a oferta de alternativas de ocupação e geração de renda para os/ as idosos/as e suas famílias, mediante o fomento do Turismo Rural Agroecológico, como oportunidade de integração intergeracional, valorização do Meio Ambiente e da vida no campo”, ressalta Rosinete José, presidente da ASSIM.
Marcaram presença no lançamento alguns grupos de idosos de Lagoa de Itaenga, que fazem parte do Centro de Convivência do Idoso, bem como os clientes das Feiras Agroecológicas dos municípios de Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Além de agricultores da Comunidade de Marrecos e localidades vizinhas, representantes de organizações sociais do município e instituições parceiras da ASSIM, como a empresa Zoom Social, a Prefeitura de Lagoa de Itaenga e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
A programação contou com uma tenda da Saúde com a oferta de serviços como aferição da pressão arterial e glicemia, além da feira de artesanato com a participação dos artistas e artesões locais que produzem quadros decorativos, jarros, arranjos, pintura em tecido, bordados, artigos em crochê, entre outros artigos. Destaque ainda para a comercialização das hortaliças e produtos beneficiados, a exemplo de geleias, pimentas, pães, bolos, beiju e farinha de mandioca.
O encerramento do evento foi marcado pela apresentação cultural do Grupo de Coco Caboclo, liderado por Josué Caboclo. O público formou uma roda de coco para festejar o momento.
A Coordenadora Geral do Projeto Ecoturismo 60+ Gerando Renda, Veronice Silva, comenta os resultados já alcançados através das visitas as propriedades rurais que estão recebendo os grupos de turistas, bem como aos artistas e grupos que formam a diversidade cultural de Lagoa de Itaenga. Ela ressalta ainda as atividades que serão desenvolvidas durante o percurso, para obtenção das metas almejadas. “Através desse projeto vamos promover e fortalecer parcerias com empresas e instituições que já trabalham com o lazer e entretenimento. Faremos a divulgação dos produtos gastronômicos e artesanais para garantir o resgate e valorização da Cultura local. Vamos promover festivais culturais e gastronômicos e realizaremos cursos de formação na área de Turismo. Sem, esquecer da implantação de sinalização turística, o repasse da orientação de melhorias dos espaços existentes e construção de uma pousada rural”, afirma Veronice Silva.
Ecoturismo 60+ Gerando Renda – Visa fomentar o Turismo Rural Agroecológico realizado no âmbito de agroecossistemas de famílias agricultoras, no qual os idosos interagem-se através das atividades desenvolvidas, que podem ser de cunho cultural, social e/ou produtivo, onde há troca de experiências entre os agricultores e visitantes. O Ecoturismo fornece oportunidades para as famílias fortaleçam a sua economia, valorizarem seu modo de vida, diminuam o êxodo rural e impulsionem o desenvolvimento da região de atuação da ASSIM. O Projeto Ecoturismo 60+ Gerando Renda é realizado em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos e com o apoio da Nubank e da Ecnor do Brasil.
Sobre a ASSIM- Com 26 anos de atuação, a ASSIM foi formada por um grupo de agricultores/as familiares. A instituição trabalha na produção sustentável de orgânicos, adotando a base agroecológica, cultivando hortaliças e frutas. Desenvolve ações para se consolidar como referência na produção orgânica de plantas, criação de animais e no beneficiamento de produtos locais.