Envelhecer com dignidade: Projeto ‘VamoSimbora?’ inspira idosos a retomarem sonhos

Por Rafael Santos 27/08/2025 14:00 • Atualizado Há 2 horas
Compartilhe

O envelhecimento não precisa significar isolamento ou perda de autonomia. É com essa premissa que nasceu o projeto “VamoSimbora?”, uma iniciativa da Associação Conexão Social que tem feito a diferença na vida de dezenas de idosos do município.

Com o apoio do Programa Parceiro do Idoso, a ação oferece muito mais do que atividades físicas: trata-se de um espaço de convivência, aprendizado e fortalecimento da cidadania. Atualmente, o projeto atende cerca de 50 idosos, que participam de aulas de hidroginástica, caminhada orientada, letramento digital, atividades de cidadania, educação financeira e práticas de bem-estar.

“Essa maravilha, minhas amigas me chamaram e eu falei pra mim mesma: ‘Eu vou!’. Vai servir como conhecimento, melhorar minha saúde, pois quero melhorar tudo em mim. Eu sou aquela mulher que não tive estudo, apenas trabalho. Mas agora, VamoSimbora?”, conta emocionada Neuza Maria, 68 anos, uma das participantes.

A proposta do projeto vai além do lazer. O objetivo central é contribuir com a autonomia e a participação da pessoa idosa e de suas famílias na sociedade, promovendo a inclusão digital, a valorização social e a corresponsabilidade na Política Municipal da Pessoa Idosa.

“O Projeto VamoSimbora? vem carregado de um misto de emoções e, principalmente, do sentimento de esperança que se faz presente no olhar de nossos participantes. É notório perceber que estão em busca de melhorias em sua qualidade de vida, seja no contexto social ou de saúde”, explica Andreis Santos, coordenador pedagógico da Conexão Social.

Além das práticas de movimento e saúde, o projeto amplia horizontes: nas aulas de educação financeira, os idosos aprendem sobre proteção de dados, controle de gastos, formação de reserva de emergência e como realizar PIX de forma segura. Já no letramento digital, a tecnologia passa a ser aliada desde usar inteligência artificial para lembrar a hora do remédio até acessar músicas, receitas e conversar com familiares.

Criado em 2022, o “VamoSimbora?” se tornou um verdadeiro símbolo de transformação social em Lagoa de Itaenga. Mais do que combater a vulnerabilidade e o isolamento, ele reforça que envelhecer com dignidade, saúde e participação social é um direito de todos.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte