Golfinho é achado morto com perfurações no corpo após encalhar em praia de Goiana

Carcaça do animal foi levada à base do ICMBio em Itamaracá para passar por necrópsia. Moradores suspeitam que ele foi baleado.

Por Rafael Santos 19/08/2025 07:42 • Atualizado 19/08/2025
Compartilhe

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Catuama, no município de Goiana, no Litoral Norte de Pernambuco. Imagens enviadas à TV Globo mostram o corpo do animal com perfurações circulares em diversas partes do corpo.

Testemunhas contaram que o golfinho já estava encalhado na faixa de areia quando foi localizado por moradores da região, na manhã do domingo (17). Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), as lesões foram causadas, provavelmente, por ação humana.

Ao g1, moradores disseram que estavam chegando à praia quando viram o golfinho na areia. A suspeita, segundo eles, é que o animal pode ter sido morto por tiros.

“O que nos chamou atenção foi a maldade, a crueldade com um animal inofensivo. Na barra de Catuama, é comum a vista de casais de golfinhos. (…) Acho que foi tiro”, afirmou um morador.

Conforme o ICMBio, o animal é um golfinho-clímene, da espécie Stenella clymene, comum na região. A carcaça do animal foi levada para a base do instituto em Itamaracá, também no Litoral Norte do estado para passar por necrópsia.

O órgão não informou em quanto tempo sai o resultado das análises, que vão apontar a causa da morte.

Procurada, a prefeitura de Goiana informou, por meio de nota, que acionou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e disse que o animal foi recolhido ainda no domingo (17), com apoio do município.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte