
A Prefeitura de Goiana encerrou nessa quarta-feira (17) a programação da Semana da Pessoa com Deficiência com uma grande ação realizada na Praça Duque de Caxias. O evento reuniu serviços de saúde, assistência social, esporte e cidadania, reforçando o compromisso do município com a inclusão e a garantia de direitos.
Durante a ação, a população teve acesso a serviços como orientações sobre o Bolsa Família, emissão de documentos do idoso, entrega da carteira da pessoa com deficiência, passe livre para transporte intermunicipal, atividades esportivas adaptadas e atendimento em saúde bucal. O prefeito Marcílio Régio e a primeira-dama e secretária de Políticas Sociais, Ana Silveira, participaram do encerramento e destacaram a importância do cuidado e da acolhida às pessoas com deficiência.

O momento também contou com o depoimento de moradores, como o de Natalícia Correia, de 58 anos, que aproveitou a ação para dar entrada no Passe Livre da neta de 21 anos. O documento permitirá que a jovem se desloque gratuitamente até o Recife para consultas médicas.
Uma equipe da Secretaria de Esportes promoveu a divulgação de atividades exclusivas para crianças atípicas entre 5 e 16 anos. Interessados puderam fazer suas inscrições nas modalidades de jiu-jitsu, funcional e futsal, que são realizadas na quadra municipal em diferentes dias e horários. A participação desses jovens atípicos nas atividades esportivas exige que pais ou responsáveis os acompanhem nas aulas.
A rede pública de ensino de Goiana acolhe hoje cerca de 500 crianças atípicas, sendo mais de 300 com diagnóstico de autismo, que recebem acompanhamento especializado e apoio às famílias.
O secretário de Educação e Inovação, Carlos Viégas Júnior, destacou que o evento foi uma oportunidade de reflexão. “É importante para nos conscientizarmos e também combatermos o preconceito, além de buscarmos melhorias nos serviços prestados pela prefeitura a esse público com deficiência no município. Na educação temos a consciência de que cada vez mais precisamos investir no suporte às famílias para garantir educação de qualidade às crianças atípicas.”
Para Jassiara Milane, gerente da Educação Especial de Goiana, a Semana representou um avanço. “Foi uma semana importante, buscamos enfatizar e promover a inclusão dentro do nosso município e combater o bullying dentro das escolas através do atendimento educacional especializado.”
Já Michele Cavalcante, também gerente da Educação Especial, reforçou que os serviços continuam disponíveis. “Quem não pôde comparecer aqui na Praça Duque de Caxias, todos os serviços funcionam nas unidades do CRAS, na SESTRAN e no prédio do CADÚnico”, disse.
Essa ação de encerramento da Semana com Deficiência foi uma forma de trazer pra população os serviços ofertados pela prefeitura em um único local, facilitando o atendimento ao público.
Com o tema “A Lei Brasileira de Inclusão é 10: nenhum direito a menos”, a Semana da Pessoa com Deficiência de Goiana reafirmou o compromisso da gestão municipal em construir uma cidade mais justa, inclusiva e solidária, onde nenhum direito seja negado e todas as diferenças sejam respeitadas.