Banda Curica celebra 177 anos de história em Goiana

Por Rafael Santos 08/09/2025 19:35 • Atualizado Há 5 horas
Compartilhe

A Banda Musical Curica, patrimônio vivo de Pernambuco e uma das mais antigas do Brasil, completa nesta segunda-feira (8), 177 anos de existência. Fundada em 1848 por José Conrado de Souza Nunes, filho de portugueses, a instituição nasceu com o objetivo de enriquecer as festas religiosas da paróquia de Goiana, além de executar músicas marciais.

No século XIX, a Curica ganhou notoriedade ao integrar a Guarda Nacional e receber o imperador Dom Pedro II em sua visita a Goiana, em 1859. Desde então, consolidou-se como símbolo cultural e histórico da cidade, sendo reconhecida em 2006 como Patrimônio Vivo de Pernambuco e agraciada em 2015 com a Ordem do Mérito Cultural.

A tradição também se renova através da Escola de Música Professor José Conrado de Souza Nunes, criada em 1948 no centenário da instituição. A escola oferece aulas gratuitas para crianças, jovens e adultos, transmitindo não apenas conhecimento musical, mas também valores de cidadania. Hoje, são 98 alunos em formação, com idades entre 9 e 50 anos, além dos 86 músicos que compõem a banda principal.

O presidente da Sociedade Musical Curica, Edson Júnior da Silva, destacou a importância da data para os músicos e para a cidade.
“Hoje faremos um evento simbólico na sede da instituição. Quanto à apresentação musical, não realizaremos neste momento. Na ocasião, receberemos dois instrumentos musicais. O evento terá início às 19h. E ontem, tivemos a estreia do novo fardamento em homenagem aos 20 anos como Patrimônio Vivo de Pernambuco e aos 177 anos de atividades ininterruptas da banda”, afirmou.

O prefeito de Goiana, Marcílio Régio, também parabenizou a Banda Curica pela história e pelo legado.
“Celebrar 177 anos da Curica é reafirmar o valor da nossa história e da cultura goianense. É um orgulho para todos nós termos em nossa cidade uma banda que atravessou séculos, formando gerações e levando o nome de Goiana para o mundo. No último domingo, vimos mais uma vez a força da Curica no desfile cívico de 7 de Setembro, emocionando o povo. Um marco que ficará registrado na nossa história”, ressaltou.

A programação comemorativa segue nesta segunda-feira (8), às 19h, com o ato simbólico na sede da instituição, onde serão entregues os novos instrumentos musicais.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte