
A Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) anunciaram, nesta quarta-feira (6), o novo Patrimônio Vivo do estado. Após votação do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC-PE), o título foi concedido a Dona Maria Viúva.
Em nota, a presidente da Fundarpe, Renata Borba, celebrou a escolha: “Com grande alegria nós acompanhamos a eleição dos mais novos Patrimônios Vivos de Pernambuco, estado pioneiro nessa política de preservação, chegando ao número de 115 titulações”.
Dona Maria Viúva é a mestra do Maracatu Estrela da Tarde, grupo fundado em seu terreiro em 1977, na cidade de Glória do Goitá. Sua vida é dedicada à preservação do maracatu de baque solto, com a transmissão de saberes tradicionais por meio da oralidade e da vivência coletiva. A mestra é uma liderança respeitada e uma referência viva da cultura afro-indígena pernambucana.
O título de Patrimônio Vivo é uma política de preservação do estado de Pernambuco, que reconhece e valoriza mestres e fazedores da cultura popular que dedicam suas vidas à manutenção de tradições históricas e culturais. Com a nova titulação, Pernambuco atinge a marca de 115 personalidades reconhecidas como Patrimônios Vivos.