Escolas públicas da Zona da Mata recebem aulas-espetáculo com o cirandeiro Anderson Miguel

Projeto “Vamos Cirandar com a Raiz da Mata Norte” tem como objetivo salvaguardar a ciranda, patrimônio imaterial de Pernambuco e do Brasil.

Por Rafael Santos 23/09/2025 12:07 • Atualizado Há 2 horas
Compartilhe

Entre os dias 23 e 25 de setembro, escolas da Rede Estadual e Municipal de seis cidades da Região Metropolitana, Zona da Mata e do Agreste de Pernambuco receberão o projeto “Vamos Cirandar com a Raiz da Mata Norte”, conduzido pelo mestre Anderson Miguel. A iniciativa, gratuita e com acessibilidade comunicacional, propõe levar ao ambiente escolar aulas-espetáculo interativas, com ensinamentos sobre a ciranda, uma das principais manifestações culturais do estado.

Durante a programação, alunos e educadores terão contato com a musicalidade, os personagens, a dança, os elementos e a história da ciranda, além de assistir a uma apresentação especial do mestre Anderson Miguel. Também vivenciarão o processo de criação das letras, conhecerão os instrumentos utilizados e suas variações. Serão contemplados os municípios de Nazaré da Mata, Tracunhaém, Limoeiro, Cumaru, Vitória de Santo Antão e São Lourenço da Mata.

O projeto busca, ainda, aproximar as novas gerações da tradição da ciranda, garantindo a valorização e a perpetuação do legado dos mestres da cultura popular. “Pernambuco é um estado plural e rico em expressões culturais. Com essa aula, queremos contribuir para a aprendizagem escolar por meio de uma vivência prática, próxima e formadora de plateia sobre a ciranda, manifestação que tem importância não apenas no estado, mas em todo o país”, destaca o professor e produtor cultural Clébio Marques, idealizador e coordenador da ação.

O encerramento acontecerá com uma apresentação especial no Campus Mata Norte da UPE, como contrapartida social. Na ocasião, serão arrecadados alimentos para doação à Casa Irmã Guerra (Casa de Caridade Imaculada Conceição), Instituição de Longa Permanência para Idosos que atua ininterruptamente há 94 anos em Nazaré da Mata.

Coordenado pela Usina Produções, o projeto “Vamos Cirandar com a Raiz da Mata Norte” conta com incentivo da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), da Secretaria de Cultura e do Governo de Pernambuco, por meio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

SERVIÇO:

Nazaré da Mata / Mata Norte
EREM Maciel Monteiro
Terça-feira – 23/setembro/2025 – 10h30

Tracunhaém / Mata Norte
EREM Dr. Walfredo Luiz Pessoa de Melo
Terça-feira – 23/setembro/2025 – 15h

Limoeiro / Agreste Setentrional
EREM Professora Jandira de Andrade Lima
Quarta-feira – 24/setembro/2025 – 10h30

Cumaru / Agreste Setentrional
EREM Manoel Gonçalves de Lima
Quarta-feira – 24/setembro/2025 – 15h

Vitória de Santo Antão / Mata Sul
EREM Professora Amélia Coelho
Quinta-feira – 25/setembro/2025 – 10h30

São Lourenço da Mata / Região Metropolitana
Colégio Municipal Ministro Apolônio Sales
Quinta-feira – 25/setembro/2025 – 15h30

UPE Campus Mata Norte – Nazaré da Mata
Quinta-feira – 25/setembro/2025 – 19h30
Apresentação Especial – contrapartida social com arrecadação de alimentos à Casa Irmã Guerra, Instituição de Longa Permanência para Idosos, em Nazaré da Mata.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte