
Neste 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, os Hospitais Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata, e Regional de Palmares, na Mata Sul, reforçam o compromisso com a campanha global “Começos Saudáveis, Futuros Esperançosos”, que destaca a importância da saúde materna e neonatal. Geridas pela Fundação Manoel da Silva Almeida (FMSA) / Hospital Maria Lucinda e integrantes da Rede Estadual de Saúde do Governo de Pernambuco, as unidades oferecem cuidados de alta qualidade às gestantes e bebês, com atenção física e emocional antes, durante e depois do parto.
As unidades geridas pela FMSA estão comprometidas em acolher mães e bebês de forma humanizada, intensificar os esforços para evitar as mortes maternas e neonatais, além de priorizar a saúde e o bem-estar das mulheres a longo prazo. O investimento em todos os aspectos de saúde neste contexto traz benefícios para famílias, comunidades e sociedade. Essas iniciativas acrescentam anos e amor à vida para bilhões de mulheres e famílias no mundo.
Hospital Regional de Palmares (HRP) – É referência para 22 cidades da Mata Sul do Estado de Pernambuco. Funciona sob demanda espontânea e regulada pela central para o serviço de urgência/emergência nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Traumato-ortopedia, Pediatria e Obstetrícia, abrangendo uma população média de 621.416 habitantes.
A unidade, com atendimento 24h, é considerada de médio porte. Para atender às gestantes oferece estrutura composta por 29 leitos de alojamento conjunto, 6 leitos para AME (Alojamento Materno Exclusivo), 3 leitos de pré-parto (PP), 3 leitos de pré-parto, parto e pós-parto (PPP), 2 salas para parto normal e 2 salas cirúrgicas para cesarianas e curetagens. Possui berçário interno (6 leitos) e berçário externo (4 leitos), além de sala de vacina e realização dos testes do pezinho, da orelhinha e do coraçãozinho. Conta ainda com um ambulatório especializado em gestação de alto risco. A média mensal é de 900 atendimentos e 220 partos realizados por uma equipe multidisciplinar.
“Estamos juntos com esta campanha para salvar vidas. No mundo, mais de 300 mil gestantes perdem a vida durante o parto e mais de duas milhões de crianças morrem por falta de assistência adequada. Com o trabalho do parto humanizado, o Hospital Regional de Palmares, em 2024, realizou 2.700 partos, dos quais 1.900 normais com assistência de toda equipe de Enfermagem e Pediatria. Estivemos juntos no auxílio ao nascimento do bebê e no estímulo à amamentação. Nós estamos trabalhando cada vez mais forte para atingirmos a eficiência e, assim, a mulher e o recém-nascido viverem com mais qualidade e com uma possibilidade de vida mais saudável”, reforça o médico Helder Costa, neonatologista do HRP.
Hospital Ermírio Coutinho (HEC) – A unidade é de média complexidade, com atuação nas áreas de Emergência Clínica, Pediatria, Materno-Infantil e Obstetrícia. Atende os pacientes de Nazaré da Mata e outros vindos de várias cidades vizinhas. No local, nascem cerca de 200 bebês por mês. A infraestrutura conta com 21 leitos de alojamento conjunto, 06 leitos de pré-parto, 02 salas para parto normal, 02 salas de cirurgia para realização de partos cesarianos e curetas. A maternidade conta também com berçário, ambulatório de egresso para o puerpério e recém-nascido, ambulatório de gestação de alto risco e ambulatório de pré-natal.
“As gestantes, que são recebidas por nós, passam por acolhimento, classificação de risco e triagem obstétrica. O atendimento é feito na maternidade de forma humanizada e baseada em evidências. As mães são recepcionadas (parto normal ou cesariana) e depois vão para o puerpério, onde passam, em média, 24h a 48h pós-parto, recebem as orientações sobre mamada e pega, cuidados neonatais e alta. Nos bebês, são realizados testes do coraçãozinho, da língua (após nascimento), do pezinho e da orelhinha (no egresso do paciente) e eles já saem da maternidade vacinados”, explica a enfermeira obstetra do HEC, Mirna Arruda. O atendimento no Ermírio Coutinho é feito 24h, sendo regulado pela central da Secretaria Estadual de Saúde e também por demanda espontânea.
FUNDAÇÃO MANOEL DA SILVA ALMEIDA (FMSA) / HOSPITAL MARIA LUCINDA – Com mais de 90 anos de atuação cumprindo a missão de oferecer saúde e bem-estar em Pernambuco, a Fundação gerencia sete UPAs (Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Caxangá, Engenho Velho, Paulista, Torrões, Nova Descoberta), além do Hospital Regional de Palmares e Hospital Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata.