
A Câmara de Carpina estará analisando um Projeto de Lei, de autoria da vereadora, Wedja de Bila (DC), que visa estabelecer uma cota de 30% das vagas para mulheres nos concursos públicos municipais destinados ao provimento de cargos na Guarda Municipal.
O principal objetivo do projeto é aumentar a representatividade feminina nos órgãos de segurança pública do município, utilizando a reserva de cota como uma política pública para equilibrar a disputa em um setor tradicionalmente masculino.
A proposta justifica que a reserva de vagas é uma medida eficiente para ajustar as condições de competição, balanceando as oportunidades de ingresso no serviço público. Além disso, a vereadora argumenta que A presença de mulheres na segurança pública tende a humanizar o atendimento prestado à população. A maior diversidade de gênero na instituição aumenta os níveis de eficiência da Guarda Municipal, sendo vantajoso tanto para o município quanto para os cidadãos.
O Projeto de Lei será submetido à votação na Câmara para decidir sobre a adoção da cota de 30% para candidatas do sexo feminino nos próximos concursos da Guarda Municipal de Carpina.