
A Prefeitura de Carpina, por meio da Secretaria de Mulher, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou um evento em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A iniciativa reuniu escolas municipais para apresentações culturais e educativas na Avenida Getúlio Vargas, conhecida como Rua dos Tamarindos, no centro do município.
Apresentações de dança, desfiles e recitações de poemas marcaram o momento, destacando a diversidade da cultura afro-brasileira, através dos próprios alunos. A secretária da mulher, Izaura Pessoa, falou sobre a atuação da secretária em prol da causa: “A Secretaria da Mulher Trabalha especialmente para as mulheres negras, que são as pessoas que mais sofrem todo tipo de violência e preconceito diariamente. Estamos aqui para nos reunir e lutar pela equidade”, destacou.
A secretária de Educação, Rosejara Ramos, também falou sobre a importância do momento: “Essa data não poderia ficar em branco, sobretudo pela importância do combate à violência contra as pessoas negras. É necessário levar conscientização para todas as esferas, incluindo as escolas”, afirmou.
A Gerente da Secretaria da Mulher, Dalvanice Nascimento, ativista de pautas raciais, discursou no evento: “Além do dia 20 de novembro ser o dia da consciência negra, é um dia de luta e de celebrar as nossas conquistas, como as cotas raciais, por exemplo. Viva as mulheres negras, viva o dia da consciência negra”, disse.
Com a iniciativa, o objetivo da Prefeitura de Carpina é contribuir para dias melhores de respeito, valorização e equidade para todos.



