
Nesta quarta-feira, dia 19 de novembro, a Prefeitura de Carpina lançará o programa TEIA – Trabalhando Educação Inclusiva e Acolhedora. O lançamento acontecerá em evento realizado às 16h no auditório da prefeitura. O programa chega ao município com foco no desenvolvimento de estudantes neurodivergentes, por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
A iniciativa será aplicada em parceria com a COGNVOX, inicialmente em três escolas piloto: Escola Marechal Rondon, Escola Madre Virgínia e Creche Maria Izidoro. O objeto é potencializar o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e acadêmico das crianças neurodivergentes do município, por meio de um método psicopedagógico com uso de Inteligência Artificial.
O TEIA oferecerá treinamento para gestores escolares, professores e cuidadores, além de atendimento e acolhimento para alunos e famílias. Ao todo, 130 famílias serão assistidas. Entre os resultados esperados, está melhoria da socialização, otimização cognitiva, autonomia e independência, melhoria acadêmica, acesso ao Ensino Superior e empregabilidade.
Para a Prefeitura de Carpina, a Educação Inclusiva não se trata de uma opção, mas um compromisso da gestão municipal. Com o lançamento do programa, será possível oferecer uma Rede Pública de Ensino mais humana e verdadeiramente inclusiva.



