Prefeito de Carpina é condenado pela Justiça Eleitoral a pagar R$ 5 mil por ataque preconceituoso a Eduarda Gouveia

Por Rafael Santos 29/05/2024 10:11 • Atualizado 29/05/2024
Compartilhe

O atual prefeito de Carpina, Manuel Botafogo (PMN), foi condenado pela Justiça Eleitoral, a pagar uma multa de R$ 5 mil, por ter proferido um discurso, considerado, preconceituoso e misógino, contra a pré-candidata à Prefeitura da cidade, Eduarda Gouveia (Podemos). O episódio ocorreu durante a cerimônia de inauguração da Creche Maria Izidoro de Araújo, no bairro de Santo Antônio. Na ocasião, Manuel afirmou que Eduarda “é vendedora de coisa, de boteco lá em Recife, de boteco”.

Essa declaração foi interpretada pelo juiz eleitoral como uma forma de discriminação e propaganda eleitoral negativa. A Justiça Eleitoral fundamentou sua decisão nos dispositivos legais do art. 243, inc. X, do Código Eleitoral, e nos arts. 2°, 3°-A e 22, incs. I e XII, da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral nº 23.610/2019.

A representação eleitoral foi apresentada pelo Podemos de Carpina, alegando que o discurso de Botafogo foi agressivo e incentivou violência política contra as mulheres.A sentença destaca um importante precedente no combate à propaganda eleitoral negativa e à violência política contra as mulheres, reforçando a importância do respeito e da igualdade de gênero no cenário político.

1 comentários

  1. Isaque disse:

    O Prefeito Botafogo é um homem trabalhador, bom de urna como se diz na política, mas não leva em consideração uma boa assessoria de comunicação, por isso paga um alto preço por falas erradas. Infelizmente.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte