
O ato de assinatura da ordem de serviço para construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h no município, aconteceu na noite desta quarta-feira (24), em frente à Unidade Mista, no Bairro Santa Cruz.
A nova unidade de saúde será construida na atual Unidade Mista, ampliando o atendimento de saúde de Carpina e região e de acordo com a gestão, o equipamento estará pronto em cerca de dez meses, custando o valor de mais de R$ 2 milhões, entre a construção e aquisição de equipamentos.
A UPA contará com uma variedade de salas e serviços, incluyindo salas de triagem e classificação de risco, sala de bucomaxilo, consultórios adultos e pediátricos, sala de parto, sala de raio X digital, sala de gesso, sala de coleta, sala de eletrocardiograma (ECG), sala vermelha, farmácia e posto de medicação, além de sala de descanso para profissionais de saúde. Ainda segundo a gestão, a unidade ainda contará com um oratório para pacientes e famílias.
Durante o evento de assinatura, a prefeita Eduarda Gouveia falou sobre a realidade encontrada na Unidade Mista: “A primeira estrutura que eu visitei após receber a chave da prefeitura foi a Unidade Mista. Pudemos ver, verdadeiramente, a realidade desse equipamento. Não tinha nem pintura digna nas paredes! Eu disse, desde o início, que não iríamos aceitar um local assim. Montamos a ala provisória, com toda estrutura necessária temporariamente. Mas agora, a gente vai tá construindo a UPA para atender a saúde de Carpina e transformar nosso município”, afirmou.
De acordo com a secretária de Saúde Patrícia Amélia, o novo equipamento de saúde vem com o padrão SUS de atendimento de urgência e emergência.
Texto: Washington Roque