
Duas pessoas, uma mulher e um homem, foram encaminhadas a delegacia, em Carpina, nesta quinta-feira (25) sob acusação de abandono de incapaz. O caso ocorreu após o Conselho Tutelar, em conjunto com a Assistência Social (CREAS) e a Guarda Municipal, flagrarem seis crianças em completo estado de abandono no Loteamento Canaã, área da zona rural do município.
O caso já era acompanhado pelas autoridades, que retornaram à residência dos envolvidos – a mãe e o padrasto – para uma nova visita e encontraram as crianças sozinhas na frente da casa. Questionadas, as crianças, cujos nomes não foram divulgados, informaram que os pais haviam saído desde o horário do almoço.
No local, foi constatada uma situação totalmente insalubre e imprópria para o convívio dos menores, com animais convivendo dentro da casa, o que colocava em risco a saúde das crianças. Três das seis crianças tentaram fugir, mas foram alcançadas e ficaram sob os cuidados do Conselho Tutelar.
As crianças foram levadas para uma casa de saúde em Carpina para a realização de exames e, em seguida, encaminhadas para a Casa de Acolhimento da cidade. A mãe e o padrasto foram conduzidos à 45ª Delegacia de Polícia (45ª DP), onde a ocorrência foi registrada e um inquérito por portaria foi instaurado para apurar o crime.