
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da 2ª Promotoria de Justiça de Carpina, instaurou um Inquérito Civil (nº 02207.000.187/2025) para investigar uma empresa de reciclagem no município.
O procedimento tem como objeto o “Funcionamento irregular em empresa de reciclagem, sem o devido licenciamento ambiental”, localizada na Rua Projetada 59, nº 11, no Bairro Novo, em Carpina.
A investigação foi motivada pelo recebimento de uma representação que noticiou a existência de supostos danos ambientais decorrentes da atividade da empresa, que operava sem a licença necessária.
Como primeira providência, o Promotor de Justiça Guilherme Graciliano Araujo Lima determinou que a empresa seja oficiada para apresentar defesa escrita no prazo de 20 (vinte) dias, especialmente diante da lavratura de um Auto de Infração nº 00523/2025 pela CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente). O auto aplicou multa por poluição ambiental e funcionamento irregular contra o estabelecimento investigado.
A instauração do Inquérito Civil visa garantir a defesa do meio ambiente ecologicamente equilibrado e o cumprimento das normas ambientais.