Na tarde desse domingo (05) foi conferido o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil a cirandeiros do estado de Pernambuco. O evento de entrega dos certificados aconteceu na própria sede da Associação das Cirandas de Pernambuco (AsCiPE), que está localizada na Secretária de Cultura, Turismo e Esportes de Carpina.
40 grupos de cirandas participaram do evento.
Os títulos foram entregues aos respectivos representantes de cada ciranda, após ser conferido por meio do presidente do ” IPHAN ” Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Com mais de cinquenta anos de ciranda, a veterana Lia de Itamaracá, falou sobre essa conquista da classe. ” Isso é muito importante para nós mestres da Cultura. Que bom é fazer com os mestres vivos, porque assim pode acompanhar. De nada vale fazer depois que a pessoa morre”, disse. Lia iniciou na cultura com apenas 12 anos e já aos 19 anos, assumiu compromisso na ciranda que temos até hoje.
Josivaldo Caboclo, presidente da Associação das Cirandas de Pernambuco, falou da importância dessa conquista. “O evento foi um sucesso, ao nível da ciranda que de fato merece. Nós recebemos aqui, hoje, na sede da nossa associação nomes da antiga geração como: Lia de Itamaracá, João Limoeiro, Zé Dias, Mestre Noé, esses da antiga geração. Sem contar com os mestres da nova geração: Edilson João da Ciranda Canavieira, Mestre Bi, e a caçula das Cirandas, Flor do Luar, do distrito de Chã do Esconso com apenas seis meses, sobe o comando do Cirandeiro e mestre Maracatuzeiro, Pixito.
Após a entrega dos certificados, alguns cirandeiros fizeram espontaneamente uma apresentação para os presentes.