Após ter sido socorrida para o Hospital Português, no último domingo (07), com suspeita de ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC), a ex-vice-prefeita de Carpina, Marta Guerra, recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A transferência da ala intensiva para um quarto aconteceu hoje (09), após liberação médica. Marta se recupera bem.
De acordo com nota, divulgada a imprensa, a política sofreu uma hemorragia subdural, causada por algum Impacto.
“Em estima e consideração à imprensa da mata norte e a população de Carpina, que tanta solidariedade e preocupação tem demonstrado com nossa Marta Guerra, a família vem esclarecer melhor seu quadro clínico.
Tem sido noticiado que ela sofreu um AVC, por conta do sangramento que sofreu dentro do crânio. Entretanto, a equipe médica esclarece que se tratou de um hematoma subdural. Uma hemorragia abaixo de uma das camadas que reveste o cérebro.
Essa hemorragia costuma ser na forma de um lento sangramento, de evolução vagarosa até que se torne capaz de provocar sintomas.
No caso de Marta, vinha com dores de cabeça e fraqueza nos membros.
Geralmente a hemorragia subdural é causado por traumas, impactos.
Muitas vezes são impactos pequenos que o paciente nem sequer se lembra, acontecidos semanas atrás, mas que foi suficiente para prejudicar a saúde do idoso.
Apesar de semelhante, não se trata de um AVC. Pois a hemorragia não teve contato com o tecido cerebral.
O diagnóstico de Marta foi de uma hemorragia subdural, e não AVC.
O tratamento consiste na drenagem deste sangue, por meio de uma neurocirurgia, que ocorreu sem maiores intercorrências com a carpinense Marta Guerra.
Ela já recebeu alta da UTI e se recupera bem.
Apesar de toda sua energia, confundindo muitas vezes nossa querida Marta com uma jovem, tal problema é muito comum na população idosa. População que merece todo respeito, cuidado e acolhimento.
Saudações a todos da imprensa e nossa gratidão pelo carinho do povo de Carpina“.
Família Guerra