O juiz eleitoral da 20ª Zona, André Rafael de Paula Batista Elihimas, suspendeu, na tarde de hoje (10), a divulgação da primeira rodada de pesquisa, realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais e Econômicas (IPESPE), com intenção de votos para prefeito da cidade de Carpina.
O magistrado acatou uma representação, impetrada pelo diretório do Podemos na cidade. O partido apontou algumas irregularidades nos questionários e indícios de fraude pela empresa contratante. O Podemos alegou inconsistência relativa ao plano amostral da ponderação do nível econômico da pessoa entrevistada, visto indicar a renda familiar. E apontou que a empresa contratante não está instalada no endereço fornecido a Receita Federal.
O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número PE-02896/202. A pesquisa foi realizada entre os dias 05 e 07 de junho, com 400 questionários. A pesquisa foi contratada pela empresa Simplifica Comércios e Representações LTDA, que desembolsou a quantia de R$ 22.300,00 pela pesquisa.
Na decisão de hoje, o juiz determinou a suspensão da divulgação do resultado, que estava previsão para esta terça-feira (12), sob pena de multa no valor de R$ 10 mil.
A decisão ainda cabe recurso.