O Mestre João Limoeiro agora passa a fazer parte do rol de Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco.
Ele, juntamente com mais três agremiações da Mata Norte, foram eleitos, com outros sete nomes. A lista foi divulgada nesta quinta-feira (01). Os novos Patrimônios Vivos de Pernambuco são: Benedito Belo da Silva – Benedito da Macuca (forró, Olinda); Caboclos Cahetes de Goiana (caboclinho, Goiana); Clube Carnavalesco e Cultural Caiporas de Pesqueira – Caiporas de Pesqueira (clube carnavalesco, Pesqueira); Clube Carnavalesco Misto Vassourinhas de Olinda – Clube Vassourinhas de Olinda (clube carnavalesco, Olinda); Francisco Vicente Nogueira – Chico Santeiro (artesanato, Triunfo); Índios Tabajaras (tribo de índio, Goiana); João Antônio da Silva – João Limoeiro (ciranda, Carpina); João Luiz de Santana – João de Cordeira (mestre em caboclinho, João Alfredo); Quadrilha Raio de Sol (quadrilha junina, Olinda); e Sociedade Musical Pedra Preta (banda filarmônica, Itambé).
“Ontem foi um dia importante! Recebi a notícia de que me tornei Patrimônio Vivo de Pernambuco. Eu acredito que os reconhecimentos e homenagens devem ser feitos em vida e me enche de alegria este. Ser patrimônio Vivo representa o reconhecimento do meu esforço e trabalho, mas também é resultado de muito empenho coletivo. Eu sou grato a todos os parceiros que até aqui estiveram e continuaram comigo nessa jornada de fortalecimento da nossa cultura. Esse título serve como combustível pra a caminhada. Tenho muito a contribuir com a disseminação da nossa tradição”, disse.
Iniciou a carreira artística em 1974 nos grandes encontros culturais do Pátio de São Pedro em Recife capital de Pernambuco. Participei de concursos de cirandeiros a nível regional e de estado sendo vitorioso por dez (10) vezes seguidas. Ao longo de mais de 40 anos como poeta cirandeiro, possuo: 02 discos Vinil gravados pela antiga gravadora ROSEMBLIT em 1981 e 1992. 10 Cd’s gravados independente, entre eles o CD poetas da Mata Norte produzido por SIBA VELOSO em 1996. 01 DVD gravado na festa de Reis em carpina em 2010. Participei do projeto AZOUGUE VAPOR em Turnê de shows pelas capitais do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília onde fui consagrado como cirandeiro da cultura popular do estado de Pernambuco.
João Limoeiro atuou com Mestre de Maracatu Rural de baque solto sendo campeão do grupo especial no carnaval do Recife. Fez adeptos da ciranda a exemplo de Mestre Anderson Miguel e Mestre Bí de NAZARÉ DA MATA-PE Várias documentários feitas por produtoras e emissoras de TV ABERTA Uma legião de fãs da Ciranda Brasileira de João Limoeiro Realizamos uma LIVE CULTURAL transmitida pelas redes Sociais na internet devido a PANDEMIA DO COVID-19.