Faltando dois dias para as eleições desse ano, o ex-prefeito Joaquim Lapa, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), vem liderando isolado as intenções de voto para prefeito de Carpina, na Zona da Mata Norte em Pernambuco. Foi o que mostrou a última pesquisa realizada esta semana na cidade, encomendada pelo Blog do Sérgio Xavier.
Se a eleição em Carpina fosse hoje, conforme pergunta estimulada, o ex-prefeito Joaquim Lapa venceria com 36,67% das intenções de voto; Eduarda Gouveia do Podemos, que é cunhada do atual prefeito de Paudalho, teria 27,56%, estando na segunda colocação; na terceira colocação, aparece o candidato bolsonarista Bruno Ribeiro do Partido Liberal (PL) com 15,33%; Aldinho Botafogo do Solidariedade, que é apoiado pelo prefeito Botafogo, ficaria na quarta posição com 13,56% das intenções de voto; Sandra Ramos, do Partido Unidade Popular (UP), ficaria na última posição com 0,67%. É o que aponta levantamento realizado pelo Instituto Advise, que atua no mercado há quase 30 anos, realizando pesquisas estatísticas na região Nordeste. Votos brancos e nulos somariam 2,89% e indecisos 3,32%.
Quanto ao índice de rejeição, o Instituto Advise, também, quis saber, entre os nomes apontados, qual o eleitor de Carpina mais rejeita. Quem lidera a rejeição é o candidato Aldinho Botafogo, apoiado pelo atual prefeito, com 32,89%. A candidata Eduarda Gouveia do Podemos é rejeitada por 28,22% dos entrevistados carpinenses; Joaquim Lapa pontuou 18,67%; Bruno Ribeiro (PL) obteve 3,78% de rejeição e Sandra Ramos (UP) 2,67%. Já 6,67% dizem não votar em nenhum dos cinco candidatos, enquanto 7,1% não rejeitam nenhum deles.
A pesquisa realizada pelo Instituto Advise sobre a sucessão em Carpina foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-08643/2024. Ao todo, foram realizadas 400 entrevistas entre os dias os dias 30 de setembro e 03 de outubro do corrente ano.
A margem de erro é de 4,88% pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança estimado é de 95,0%. De acordo com o plano amostral da pesquisa, foram considerados as variáveis: sexo, grau de escolaridade, faixa etária e nível econômico.
As entrevistas com os moradores foram realizadas, estratificadamente, nas seguintes localidades da zona urbana e rural de Carpina: Cajá, Carneiro Leão, Cohab I, II e III, Florestinha, IPSEP, Jardim Neópolis, Juá (Aparecida), Loteamento Santana, Madre Rosa, Novo, Santa Cruz, Santa Terezinha, Santo Antônio, São José, São Sebastião (Centro), Senzala I e II, Tabocas, Teto do Povo e Três Marias e zona rural.