
A deputada Delegada Gleide Ângelo esteve, nesta sexta-feira (19), na cidade de Carpina, na mata norte do estado, para realizar uma importante entrega de equipamentos voltados exclusivamente para a saúde das mulheres. Foram entregues na sede da ONG Rede Feminina de Combate ao Câncer, aparelhos para ultrassonografia, colposcopia e citopatologia — utilizados para exames preventivos ao câncer de colo de útero.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres no país. Um estudo realizado pela Universidade Federal de Pernambuco mostrou que o estado tem apresentado uma taxa de mortalidade elevada por câncer do colo do útero. Entre as possíveis causas, está a baixa adesão ao exame preventivo. “A vida das mulheres vale muito. Estamos garantindo mais acesso à saúde preventiva e oferecendo oportunidades de cuidado para centenas de mulheres. Não é de hoje que conheço o trabalho gratuito feito pela Rede Feminina para à saúde das mulheres e são iniciavas como essa que precisam ser valorizadas e estimuladas”, disse a Delegada.
As marcações para os exames começam a partir da próxima terça-feira (23), na sede da instituição, que fica na Avenida da Bandeira, nº 77, bairro São Sebastião. Os exames acontecem gratuitamente a cada 15 dias e os resultados também serão entregues na sede da ONG.
CARPINA — A Delegada Gleide Ângelo tem destinado emendas parlamentares para a realização de diversas ações na cidade da mata norte pernambucana. Além dos aparelhos de exame e papanicolau, a Rede Feminina também já recebeu um veículo para o transporte de pacientes em tratamento oncológico. A deputada também viabiliza a realização de cursos voltados para o empreendedorismo e a geração de renda, como os de corte e costura, artesanato e cuidador de idosos em diversas associações. No começo do mês de setembro, a deputada também fez a entrega de uma viatura para a Patrulha Maria da Penha de Carpina, fortalecendo a rede de proteção e garantindo atendimento mais efetivo às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.