Curso de Defesa Pessoal está sendo realizado na Secretaria da Mulher em Carpina

Por Rafael Santos 28/01/2026 21:34 • Atualizado Há 1 hora
Compartilhe

Por Carlos Santos
A Secretaria da Mulher de Carpina, em parceria com a Polícia Militar, está realizando até a próxima sexta-feira (30), um curso de Defesa Pessoal para as mulheres. A ação visa preparar as mulheres, ensinando técnicas de autodefesa para que saibam agir em situações de risco físico e contra integridade.

“A gente está vivendo um momento que tem aparecido casos, que o feminicídio, a violência contra a mulher, infelizmente, tem aumentado e a gente preocupada em proteger as mulheres, essa grande parceria que a gente tem com o batalhão, com o Coronel Moisés, com o Acássio, policial que é o professor delas. Então o segundo batalhão da Polícia Militar que tem essa parceria com a gente, a Patrulha Maria da Penha, a gente organizou um grupo de mulheres que querem se defender, que querem estar protegidas, brincar o carnaval tranquilas. E quem puder assistir às aulas é muito interessante, porque a mulher consegue se defender mesmo sem força, mesmo sendo frágil, porque a defesa trata-se de técnica. Estamos oferecendo curso esta semana, o curso já começou, mas a depender da demanda a gente poderá formar novas turmas. O coronel já se habilitou, já se dispôs pra gente que poderemos ter turmas até mais longas durante o ano”, destacou a secretária Izaura Pessoa.

As aulas acontecem no período da tarde, a partir das 15h, na sede da secretaria. A iniciativa foi muito bem vista por quem já atua no combate à violência contra a mulher, por ser uma ferramenta a mais nessa incansável luta pelo respeito e a dignidade feminina.

“Esse curso é muito importante para nós mulheres, principalmente da Patrulha Maria da Penha, para ter um conhecimento a mais. Importante para a nossa defesa, não só para nós, como também para mulheres em geral, porque hoje está muito, muito, muito crítico mesmo. Os homens em si estão querendo tomar posse de nós e não podem. Independente de esposo, namorado ou um estrupador, um ladrão, temos como nos defender. Então essa aula aqui está sendo muito importante, é um curso de uma semana para a gente se defender. O ideal é isso, a mulher conseguir se defender de um agressor. Independente de ser homem ou mulher, tamanho, gordura, não importa. Aqui a gente trabalha com técnicas, não é força, é técnica. É muito importante pra gente da Patrulha Maria da Penha, ter esse treinamento, para nos defender também, caso aconteça algo, a gente já está fazendo isso para não acontecer, mas se acontecer, a gente tem como se defender”, pontuou Adriana Ribeiro, da Patrulha Maria da Penha.

O curso foi aberto a todas as idades, independente de algum ou nenhum conhecimento prévio de defesa pessoal. Quem está fazendo as aulas aprova o conteúdo e todo o conteúdo adquirido nas aulas.

“É de importância, recomendo a todas as carpinenses participarem desse curso, porque a gente está vendo que o índice de violência contra a mulher tem crescido e a gente precisa saber das técnicas para se defender. A mulher nunca vai ter força mais que o homem, mas se ela souber a técnica necessária, ela vai saber se esquivar, ela vai poder se proteger. Você tem que saber onde você vai tocar, o que é que você vai fazer, como se movimentar para conseguir se esquivar. Lembrando sempre que o homem é covarde, quando o homem vem agir em uma mulher, ele vem tentar alguma coisa contra a mulher, ele está agindo covardia. Então a gente também tem que saber a técnica covarde para usar contra ele. Proteção é tudo, né? Proteção em primeiro lugar. A gente quer sair de casa, quer voltar pra casa em paz”, relatou a aluna Dayane Cassiano.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte