
A Prefeitura de Carpina, através da Secretaria da Mulher, está concorrendo a uma emenda parlamentar no valor de R$ 1.000,000. O projeto intitulado “Empreendedorismo Feminino: Uma Jornada para a Liberdade Delas”, visa tirar mulheres da vulnerabilidade via o empreendedorismo, capacitando através de cursos e formações. A Secretária Izaura Pessoa falou sobre a ação.
“Nós acreditamos que o empreendedorismo fortalece demais as mulheres. Temos aqui muitas mulheres vítimas de violência, que muitas vezes se submetem ao agressor, porque não tem como refazer as suas vidas, não tem para onde ir morar, não tem nem mesmo o sustento da sua alimentação de seus filhos. E nós acreditamos que o empreendedorismo feminino impacta demais aí nessa violência doméstica. As mulheres também que vivem bem com seus maridos ou que não são casadas, o empreendedorismo sempre é um resgate de sonhos. As mulheres podem e devem resgatar seus sonhos e o empreendedorismo é uma grande conquista. Então a gente está pedindo aí a participação de todos, para que todos votem, que o nosso município aqui de Carpina possa ajudar aí as mulheres, sem desmerecer aí os outros projetos, né, que são reformas de estádio, coisas mais administrativas eu diria, sabe? Nós estamos aí inseridos na pauta de inclusão e humanidade, né, direitos humanos aí para as pessoas e no caso nosso tema aqui é a inclusão da mulher para que ela possa sonhar, realizar sonhos e principalmente para que ela se liberte através aí dessa nova chance, dessa nova esperança que é essa emenda parlamentar de um milhão para executarmos em um ano”, relatou Izaura.
A votação é feita online, através do link: https://emendas.tuliogadelha.com.br/emendas/carpina-empreendedorismo-feminino-uma-jornada-para-a-liberdade-delas/. Izaura Pessoa fala da facilidade e importância dos votos para garantir a emenda. Além de online, as pessoas podem procurar a própria sede da secretaria, ou entrar em contato com algum órgão para que possam auxiliar na votação.
“Quem não conseguir votar, vem aqui na Secretaria da Mulher, que a gente facilita. Nós estamos com muitos colaboradores, essa é uma força-tarefa que está incluindo aí toda a gestão, todas as secretarias, muitas pessoas aí nas ruas com os QR Codes. Nós estamos nas ruas pedindo voto, não dura um minuto minha gente, é muito importante. E olha, a gente tem que ter disposição aí desse um minuto e concluir a votação, porque no final ele coloca uma setinha indicando para mandar para o WhatsApp e o voto só está concluído quando aquela setinha aparece e você envia para o WhatsApp. Confie, é tudo lícito, tudo correto, seguro e é para ajudar aí ao nosso município, às nossas mulheres, muitas coisas envolvidas. A força do nosso município que a gente tem que mostrar não deixa de ser uma competição e uma competição do bem aí por essa causa tão nobre”, destacou.
Caso a cidade ganhe a emenda, a Secretária comentou sobre como o dinheiro será investido na capacitação das mulheres empreendedoras carpinenses. “Então, a gente vai colocar as mulheres para fazer os cursos, como a gente já faz aqui na Secretaria da Mulher, mas com mais força. A gente vai colocar também, vai poder capacitar elas para o empreendedorismo, para o marketing digital também, por exemplo, até a nossa fase final, que a gente vai fortalecer a nossa feira de artesanatos, a tradicional no município. A gente vai poder aí padronizar barracas, colocar num outro nível, né? Para que elas apareçam mais. E aproveitando, falar um pouquinho do projeto, o projeto eu pretendo chamar artesãos para ser instrutores dessas mulheres. A gente vai capacitar 300 mulheres, mas são muitas pessoas envolvidas, porque quando um artesão vem como monitor, a gente tá ajudando a família do artesão. Quando a gente prepara essa mulher, a gente tá ajudando a essa mulher e a sua família. Então sai ganhando todos, né? Os monitores, quem tá aprendendo, o próprio município e os nossos próprios munícipes, né? Os nossos concidadãos, os carpinenses. Porque a melhor coisa que a gente pode ter é o povo da gente prosperando, porque quanto mais prospera o povo, mais prospera é a cidade”, finalizou.



