Com alto índice de aprovações em Universidades Públicas, Salesiano Carpina celebra conquistas dos alunos concluintes do Ensino Médio

Por Rafael Santos 10/02/2026 23:24 • Atualizado Há 2 horas
Compartilhe

Por Carlos Santos
Gratidão, confraternização e muitas lembranças. Assim foi a tarde da terça-feira, 10 de fevereiro, para os alunos concluintes do ensino médio do Colégio Salesiano Carpina. Eles foram recebidos na escola com muito carinho. Participaram de um momento oracional e motivacional na capela, relembrando os passos, a trajetória que seguiram, os esforços que fizeram para hoje serem exemplo a outros alunos e marcarem seus nomes na história da unidade educacional. Com muito orgulho gerado e muitas aprovações conquistadas em universidades públicas, eles agora iniciam em 2026 uma nova etapa na vida profissional.

Após a conclusão do Ensino Médio, uma jornada árdua, mas que proporcionou bons frutos, os estudantes se reencontraram, revisitaram o espaço onde por muitos anos foi a segunda casa deles. Viram novamente pessoas que por muito tempo fizeram parte de uma segunda família que tiveram, mataram as saudades e celebraram as conquistas um dos outros. “É um momento de muita felicidade, de alegria, estar revendo os amigos, revendo também a escola, que foi onde a gente passou a maior parte do tempo. Então, o que a gente tem ainda deixar é gratidão, né, pela escola, pelos amigos, pela pelo companheirismo da escola também. E é isso que a gente fica. Fica com um sentimento de gratidão, de alegria, de felicidade também de ter conquistado, né? Porque além de tudo, a gente conquistar fica ainda mais alegre e isso é muito gratificante. Inclusive eu passei 11 anos aqui no colégio, então se tornou realmente uma segunda família, né? O que eu tenho a dizer é que eu criei uma paixão muito grande e uma afinidade muito grande com as pessoas aqui da escola, com Dornelys, com os funcionários também que eu conhecia nessa trajetória”, relatou a aluna Isabella Marina, que passou na UFPE em Serviço Social.

De acordo com ela, a preparação do Salesiano Carpina fez toda a diferença para o sucesso na aprovação. “É, minha redação que foi o maior peso em Serviço Social, ela foi 960, a nota. E eu a tive, graças a Amanda, professora daqui e a escola no geral também que me ensinou, me preparou pra universidade”, concluiu.

Durante o período de estudos no Salesiano Carpina, os estudantes receberam a preparação dedicada no Enem e também no SSA, recebendo todo o suporte necessário para conseguirem excelentes resultados e seguirem a profissão que tanto sonharam. “A gente tem uma preparação desde o primeiro ano do Ensino Médio, a gente já começa o foco maior na questão do SSA, principalmente nas turmas do primeiro e segundo ano, onde eles já começam a ter contato com os simulados, a ter produções textuais no horário da tarde, das oficinas, além de toda a carga e maior na sala de aula, para poder ajudar nesse desenvolvimento. E como jogo é jogo, o treino é treino, né? Então, quem treina bem, joga bem e graças a todo esse processo que ocorre durante todo o Ensino Médio, ao chegar no terceiro ano, eles já se sentem mais preparados e aí vem esse grande final, né? A cereja do bolo, vamos me dizer assim, que é fazer um bom Enem, um bom SSA e a gente consegue ter bons resultados”, relatou Dornelys Vanuster, Coordenador Pedagógico do Ensino Médio.

Ele destaca os bons números nos resultados das avaliações, que são uma marca registrada dos estudantes do Salesiano Carpina. “Pra se ter uma ideia dos resultados, a gente consegue ter hoje 84% da nossa turma do terceiro ano sendo aprovada. Isso é um índice muito alto de aprovação em Universidades Públicas. Além também que a gente tem uma um índice de aprovação muito alto também no SSA. E quando a gente fala até mesmo da redação, que a gente tem uma oficina aqui nos horários da tarde, 92% lá dos nossos alunos conseguem passar dos 700 pontos e 80% da turma tem 800 de média de redação. Então tudo isso é fruto de bastante trabalho e graças também ao entendimento dos nossos alunos e da família, porque não existe educação sem família, a gente consegue ter esses excelentes resultados”, finalizou.

A variedade nos cursos em que os alunos são aprovados, realizando os sonhos em seguir a profissão que desejam, também é um dos destaques do Salesiano Carpina. “É, a gente pode destacar diversas profissões e o mais importante é saber que os nossos alunos conseguiram alcançar o sonho, né? O que eles desejavam fazer. A gente tem um projeto aqui de Orientação Vocacional, onde durante todo o ano eles vêm tendo contato com junto com a nossa equipe de Psicologia, para as principais profissões, fornecendo uma orientação mais voltada nesse sentido e daí eles conseguem ter uma decisão mais assertiva naquilo que eles querem prestar no vestibular. E a gente tem aqui diversos cursos em todas as áreas com aprovações. Quando a gente fala das engenharias, a gente tem Engenharia Mecânica, Engenharia de Software da parte de tecnologia também, né? Ciência da Computação, Sistema de Informação na UPE, a gente também tem na área das Humanas como Direito, também a gente contém aprovados. Na área de saúde, a gente tem Farmácia, Enfermagem, Educação Física, tem os aprovados futuros professores também, né, que a gente tem muitos no curso de Letras, de Química. Então, a gente tem aprovações em muitos cursos e graças a Deus e ao desempenho dos nossos alunos, a força de trabalho que é realizada aqui dentro da escola é só motivo de comemoração”, enfatizou Dornelys.

Para os alunos, o momento de reencontro foi muito significativo, para rever uns aos outros e celebrar as conquistas que tiveram. Como contou Júlia Rodrigues, aprovada em Ciências Biológicas na UFPE. “É, tá sendo muito gratificante, muito feliz em ver meus amigos, pessoas com quem eu estudei ao longo do tempo, conquistarem coisas que, tipo, para eles são importantes, sabe? E para mim também, porque eu tirei uma nota muito boa, eu gostei, eu passei naquilo que eu realmente queria desde sempre, que é Ciências Biológicas lá na UFPE, na Federal, é meu sonho. É muito gratificante para mim, importante também porque eu fui a primeira neta e filha a ir para uma Federal. E é muito importante, realmente, porque foi sempre meu sonho de desde criança fazer Ciências Biológicas. Meu sonho mesmo é realmente ser uma cientista muito bem renomada, sabe? […] A trajetória foi grande, mas a gente conseguiu com muito acocho, com muita firmeza, com muita dedicação e sem nunca desistir, a gente realmente conseguiu aquele que a gente realmente queria. É muito bom”.

Muitos dos alunos passaram anos estudando no Salesiano Carpina, buscando realizar seus sonhos profissionais no futuro, como o caso de Higor Gabriel, que passou em primeiro lugar em Agronomia na UFRPE. Ele que estuda no colégio desde o 6º Ano e agora pode realizar o seu objetivo. “Para mim é um motivo de muita alegria, voltar aqui, a essa casa na qual eu estudo desde o sexto ano e é motivo de muita alegria poder comemorar todo o trabalho que agora vem com seus frutos, né, de aprovação. Eu desde sempre queria fazer Agronomia e mesmo minha nota dando para vários outros cursos, eu optei por fazer aquilo que eu sempre quis, que é Agronomia. E graças a Deus passei em primeiro lugar na Federal Rural de Pernambuco”, falou.

Além de toda a preparação focada no ENEM e SSA que recebeu durante os estudos no Salesiano Carpina, sobretudo no Ensino Médio, Higor destaca também os valores religiosos, algo que pra ele também é muito importante para a formação social de um bom profissional. “Sempre amei muito essa escola por essa visão cristã que hoje é muito desvalorizada no mundo e aqui não é assim. Aqui sempre foi valorizado, o catolicismo, a religião, os valores cristãos, primeiramente, e atrelado isso a educação. Então, para mim é fundamental e isso foi um motivo de grande alegria por estar feliz e estar aqui, não ser todo dia uma rotina cansativa, pelo contrário, me alegrar por estar em uma escola dessa, me alegrar sempre por vir estudar e saber que eu estou no lugar certo, um lugar que me acolhe e um lugar que valoriza aquilo que eu e minha família nós cremos e valorizamos, que é educação cristã”, encerrou.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte