Carpina celebra marca de 108 dias sem homicídios e redução histórica da violência

Por Rafael Santos 21/10/2025 14:05 • Atualizado Há 4 horas
Compartilhe

Foto: Deivson Silva// Giro Mata Norte

A cidade de Carpina atingiu uma marca histórica na segurança pública: 108 dias consecutivos sem o registro de homicídios. O feito foi destacado pelo delegado da 45ª Delegacia de Polícia, Bruno Bezerra, em entrevista ao Gigo Mata Norte.

O delegado ressaltou que, além dos 108 dias sem crimes contra a vida, o número total de homicídios registrados em todo o ano é de apenas seis. Este dado representa uma redução de quase 70% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando a cidade já contabilizava 18 homicídios.

Bruno Bezerra afirmou que, se a tendência de queda se mantiver, Carpina pode fechar o ano de 2025 com o melhor resultado em 23 anos no quesito de crimes capitais.

“Estamos no dia 108 sem homicídios em Carpina. Ele [o dado] fala correlato com alguns outros dados, como por exemplo, nós estamos hoje em Carpina com seis homicídios durante o ano e estamos para fechar o ano. Ele ainda tem dois meses e meio, mas nessa toada, se a gente continuar assim, nós vamos chegar ao melhor ano em 23 anos nesse ponto específico de homicídio,” destacou o delegado.

O delegado também frisou a alta taxa de elucidação dos casos, que beira os 90%, com apenas um dos seis homicídios em aberto e em fase final de investigação.

Parceria Institucional é a chave

Tanto o delegado Bruno quanto o Tenente Pascoal, Comandante da Segunda Companhia de Polícia Militar de Carpina, atribuíram o sucesso aos esforços conjuntos das instituições de segurança e justiça.

O Tenente Pascoal, que está há mais de um ano no comando da unidade, ressaltou que o recorde de 108 dias sem homicídios é um motivo de comemoração, especialmente em uma cidade do porte de Carpina, com quase 100 mil habitantes.

“Isso é resultado de um trabalho em conjunto tanto da Polícia Militar. Gostaria também de salientar a parceria com a Polícia Civil, o delegado Bruno, a Guarda Municipal da cidade, os outros entes do judiciário, Ministério Público,” declarou o Tenente.

O oficial da PM informou que a estratégia de segurança inclui: Policiamento ordinário e extraordinário, trabalho baseado em estatísticas, policiando os “pontos quentes” da cidade, e operações pontuais com o canil (CPCães), que têm auxiliado em investidas contra o tráfico de drogas.

O trabalho de redução da violência se estende a toda a área da Segunda Companhia, que abrange, além de Carpina, as cidades de Paudalho (com mais de 80 dias sem homicídios), Lagoa do Carro, Lagoa de Itaenga e Tracunhaém, demonstrando uma redução constante nos crimes contra a vida e também nos crimes contra o patrimônio (furtos e roubos).

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte