
Uma caminhada em alusão ao Setembro Amarelo foi realizada na tarde desta quarta-feira (24), em Carpina. A concentração aconteceu na Academia das Cidades, onde foi realizado um aquecimento super animado, com exercícios e muita música. Por volta das 16h, todos saíram animados, vestidos com camisas amarelas, segurando faixas e balões, num percurso que seguiu até o Parque de Eventos. A ação contou com pessoas de várias idades, todas unidas no mesmo objetivo, da conscientização para um tema tão importante, que é o cuidado com a saúde mental.
“É motivo de muita emoção, ver todas as pessoas aqui reunidas no centro de Carpina, de uma forma para mobilizar as pessoas e mostrar, conscientizar, da importância deste mês, de que na verdade, a saúde mental ela deve ser cuidada todos os dias, durante todo o decorrer do ano, claro, mas no mês de setembro o Brasil de forma geral intensifica esse cuidado, mostrando a todos o quanto a saúde mental importa, o quanto a valorização da vida importa. A gente sabe que ultimamente, nos últimos anos pra cá, os números mostram que essas programáticas com a saúde mental com a depressão, com a ansiedade, esses males eles estão aumentando. Então ações como essa, principalmente no setembro que é o mês dedicado a essa causa, são importantíssimas. E hoje estão aqui reunidos várias pessoas, usuários, profissionais de saúde, idosos do Centro de Convivência, todas as pessoas para mostrar, multiplicar, ser multiplicador para outras pessoas do quanto esse cuidado importa. Os índices, os estudos mostram o quanto esses transtornos vem aumentando, mas também observamos que as pessoas estão procurando mais se cuidar, mas ainda é pouco, né? A gente precisa ainda sensibilizar e mostrar o quanto esse cuidado precisa ser divulgado”, relatou Raiane Ferreira, Diretora da Atenção Especializada.
A Secretária de Saúde do Carpina, Patrícia Amélia, também destacou a importância de mais uma ação voltada ao tema neste mês, onde outras atividades alusivas estão sendo realizadas. ” Ontem (terça-feira, dia 23) nós tivemos uma palestra importantíssima para familiares, pessoas que usam o serviço de saúde mental do município. E hoje nós estamos aqui de forma alegre, para mostrar para a população que a vida importa, todas as vidas importam. É um momento alusivo para a gente trazer a conscientização desse problema mundial, não é? Que é a questão do combate ao suicídio. Mas a gente traz aqui essa caminhada para desenvolver também a atividade física, que cuida do corpo e da mente, com a alegria dessas mulheres da Academia da Saúde e do Centro de Convivência para mostrar para o pessoal, para o povo de Carpina, que toda a vida importa[…] É importante prevenir, conscientizar e dar como exemplo, porque aqui tem muitas mulheres que são exemplos. Mulheres que têm atividades e aqui estão na Academia da Saúde, do Centro de Convivência. E é essa alegria que a gente vai levar até o palhoção”, concluiu.
Texto: Carlos Santos