Projeto de lei criará o título de “Patrimônio Vivo” em Carpina

Por Rafael Santos 26/08/2025 13:28 • Atualizado Há 4 horas
Compartilhe

Na sessão de hoje (26) da Câmara de Vereadores de Carpina será apresentado o Projeto de Lei nº 24/2025, de autoria do vereador Heitor Lapa (PSB), que propõe a criação do título de “Patrimônio Vivo do Município de Carpina”. O projeto tem como objetivo reconhecer e incentivar mestres e grupos que se dedicam a preservar as tradições culturais da cidade.

O texto do projeto define que o título será um reconhecimento oficial para pessoas físicas, maiores de 60 anos com pelo menos 20 anos de atuação, ou grupos culturais com no mínimo 20 anos de existência, que mantenham viva alguma forma de expressão cultural.

Os agraciados terão o direito de usar o título de forma vitalícia, ter prioridade em projetos culturais e divulgação de suas atividades pelo poder público. O projeto também prevê a possibilidade de concessão de uma bolsa mensal de incentivo cultural, mas a instituição e o valor da bolsa ficariam a cargo do Poder Executivo, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal.

A proposta será lida no expediente da Câmara e depois será encaminhada para análise das comissões. O vereador Heitor Lapa destaca que o projeto é uma forma de proteger e valorizar a rica herança cultural de Carpina, que inclui manifestações como o mamulengo, maracatu e ciranda. A iniciativa busca garantir a transmissão desses saberes para as futuras gerações.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte